Topo

Star Wars volta à TV em 2014 com uma nova série animada

Roberto Sadovski

21/05/2013 02h12

 

Star Wars: Episódio VII só chega aos cinemas em 2015. Mas a Força dá sinais de vida já no ano que vem. Star Wars Rebels é a nova série animada que chega às telinhas no fim de 2014, cobrindo a ascensão do Império e o início da Aliança Rebelde – cerca de duas décadas de aventuras entre o terceiro e quarto episódios da série de cinema, A Vingança dos Sith e Uma Nova Esperança. Com o fim do Star Wars: The Clone Wars (que começou como uma animação mais tradicional incrível e terminou como um desenho em CG não muito bacana), os produtores da série querem experimentar um visual novo. Bom, nem tanto. Dave Filoni, produtor executivo de Star Wars Rebels, aponta os desenhos conceituais do mestre Ralph McQuarrie como ponto de partida para a nova série.

Arte conceitual original de Ralph McQuarrie mostra Luke Starkiller (e não Skywalker) e Darth Vader

McQuarrie, que morreu em março do ano passado aos 82 anos, foi basicamente o inventor do visual da saga criada por George Lucas: ele tinha idéias muito específicas sobre mundos, criaturas e outros personagens, e com Lucas bolou o design que se tornou a bíblia visual da saga. Filoni quer usar o mesmo dinamismo do traço de McQuarrie (que ilustra este texto) combinado ao estilo de direção de Uma Nova Esperança para dar vida a Star Wars de uma forma inédita (se é que isso ainda é possível). Ao fim da temporada do verão no Hemisfério Norte, as primeiras imagens de Star Wars Rebels devem ser mostradas na Star Wars Celebration Europe, que acontece na Alemanha. Aí embaixo um gostinho do que está por vir…

Ainda sobre Star Wars, o ator Jonathan Rhys Myers pode ser o primeiro novo integrante da saga segundo o Latino Review, que geralmente acerta quando o assunto é desvendar os bastidores de grandes produções. Apesar de estar atrelado à nova série de TV Drácula, Rhys Meyer pode se juntar a Mark Hamill, Carrie Fisher e Harrison Ford em Episódio VII, que será dirigido por J.J. Abrams. O papel que ele supostamente faria? Total mistério, mas encare essa como um boato gigante.

Jonathan Rhys Meyers: Jedi, Sith ou um boato enorme para Episódio VII?

E por falar em J.J. Abrams (e para terminar este update de Star Wars), o diretor parece ter grandes planos para a saga espacial criada por George Lucas – que o influenciou para se tornar um cineasta em primeiro lugar. Sua ambição, segundo um artigo no The Wrap, é emoldurar o filme com séries de TV (como Star Wars Rebels), histórias em quadrinhos e muito conteúdo digital, ampliando mais ainda o domínio pop da marca. Nada de novo se a gente levar em conta que estamos falando de Star Wars – com a diferença que este era o plano de J.J. para Star Trek, quando ele relançou a série em 2009. Mas aparentemente a idéia foi para o vinagre quando esbarrou nos problemas de direitos de Kirk, Spock e cia.: enquanto a Paramount é dona da série no cinema, a rede de TV CBS tem direitos sobre a marca e os personagens. Na prática, sempre que um filme novo é lançado, todos os personagens tem de ser licenciados da CBS. A burocracia é tanta que J.J. jogou a toalha ao tentar conciliar tantos cozinheiros na cozinha de Star Trek. A Força, no caso, não esteve com ele.

George Lucas e J.J. Abrams falam como Star Trek comeu bola na hora de traçar um plano multimídia

Sobre o autor

Roberto Sadovski é jornalista e crítico de cinema. Por mais de uma década, comandou a revista sobre cinema "SET". Colaborou com a revista inglesa "Empire", além das nacionais "Playboy", "GQ", "Monet", "VIP", "BillBoard", "Lola" e "Contigo". Também dirigiu a redação da revista "Sexy" e escreveu o eBook "Cem Filmes Para Ver e Rever... Sempre".

Sobre o blog

Cinema, entretenimento, cultura pop e bom humor dão o tom deste blog, que traz lançamentos, entrevistas e notícias sob um ponto de vista muito particular.