Topo

Os (muitos) erros da DC no cinema que O Homem de Aço pretende consertar

Roberto Sadovski

13/07/2013 00h15

 

Era costume dizer, lá nos anos 80, que a Marvel não conseguia sair do papel; já sua rival, a DC Comics, dominava o cinema com Superman e Batman. As coisas mudam. O novo século reafirmou a virada no jogo, e desde Blade e X-Men, a Marvel não só se estabeleceu como uma força a ser reconhecida nas telas como também se tornou um estúdio com vida própria, tão bem sucedido que terminou comprado pela Disney. A DC teria a suposta vantagem de ser de propriedade da Warner, que facilitaria a transição de seus personagens.

Mas a história pinta um outro quadro. É inegável a qualidade do Superman de Richard Donner, de Batman e Batman – O Retorno, de Tim Burton, e da trilogia O Cavaleiro das Trevas de Christopher Nolan (mesmo que o terceiro filme seja um tiro no pé). As linhas de quadrinhos alternativas da DC (Paradox Press, Vertigo), também renderam filmes bacanas como Estrada Para Perdição, Marcas da Violência, Constantine, V de Vingança e Stardust. E, com mais acertos do que erros, Watchmen é um trabalho que parece ganhar pontos com a cada revisão. Quando a DC erra no cinema, porém, nunca é menos que um desastre épico, como você vê a seguir…

Ah, e você pode conferir a minha crítica de O Homem de Aço aqui, ver que filmes do herói não saíram do papel aqui, e lembrar de suas aventuras cinematográficas anteriores aqui.

E ainda tem mais, stay tuned!

Sobre o autor

Roberto Sadovski é jornalista e crítico de cinema. Por mais de uma década, comandou a revista sobre cinema "SET". Colaborou com a revista inglesa "Empire", além das nacionais "Playboy", "GQ", "Monet", "VIP", "BillBoard", "Lola" e "Contigo". Também dirigiu a redação da revista "Sexy" e escreveu o eBook "Cem Filmes Para Ver e Rever... Sempre".

Sobre o blog

Cinema, entretenimento, cultura pop e bom humor dão o tom deste blog, que traz lançamentos, entrevistas e notícias sob um ponto de vista muito particular.