Topo

2015 tem mais um megafilme: Batman e Superman, dirigido por Zack Snyder

Roberto Sadovski

20/07/2013 20h37

É bom levar travesseiros e cobertores para o cinema em 2015: somando à quantidade absurda de filmes bacanas que chegam ao cinema em dois anos, o diretor Zack Snyder anunciou em um painel concorridíssimo na Comic-Con que a continuação de Homem de Aço trará Henry Cavill de volta como o Superman, e adicionará Batman à mistura. "Que Batman?", você pergunta, perplexo. Vai saber. Dificilmente será o herói estabelecido na trilogia de Christopher Nolan: com O Cavaleiro das Trevas Ressurge sua jornada chega ao fim de maneira definitiva (e completamente absurda, mas tudo bem…). Christian Bale também descartou a possibilidade de voltar. A segunda opção é Joseph Gordon-Levitt, o… errr… "Robin" do terceiro Cavaleiro das Trevas, que herda a batcaverna e a parafernália do Morcegão ao fim do filme. Não sei vocês, mas eu não estou muito a fim de um Batman que não seja Bruce Wayne.

A opção mais lógica (e a que eu acredito que a Warner deva seguir) é apresentar um novo Homem-Morcego, jogado no universo estabelecido por Snyder em O Homem de Aço. Alguém que observou a destruição em escala global promovida pelo Superman ao combater o General Zod e que, claro, percebeu que o mundo mudou para sempre. No painel, Snyder estabeleceu a conexão com os fãs dizendo que sua inspiração para a história do novo filme (que ainda não tem nome, mas Os Melhores do Mundo sua bem pra caramba) é Batman: O Cavaleiro das Trevas, a série definitiva nos quadrinhos do herói, escrita e desenhada por Frank Miller. O diretor deixou claro que não vai adaptar a HQ (que virou uma animação sensacional da DC), mas que usará a dinâmica dos personagens na série para definir o tom do novo filme. O roteiro, por sinal, é de David Goyer, que também escreveu O Homem de Aço.

E é assim que se ganha a platéia na Comic Con…

Agora a gente entra no campo da boataria brava (que deve ser confirmada, ou não, nos próximos dias). Fontes do Hollywood Reporter apontam que a Warner já planeja mais filmes para ampliar o Universo Cinematográfico DC, com The Flash sendo lançado em 2016, e Liga da Justiça finalmente chegando aos cinemas no ano seguinte. O paralelo com a Marvel no cinema, que alguns sites desenharam hoje, é irresistível. Batman seria o Homem de Ferro, o personagem que liga todo o universo e é o carro-chefe do projeto. O Superman surge como Thor, o filme que sai em seguida, não fatura a mesma grana mas ajuda na expansão deste mundo. Flash se espelha no Capitão América, um personagem aparentemente sem a mesma força, mas fundamental para estabelecer o passo seguinte, que seria Liga da Justiça – obviamente, Os Vingadores. O Lanterna Verde é como o Hulk: não funciona muito bem em um filme-solo, mas é perfeito com a equipe. A gente pode colocar na mistura a Mulher Maravilha, que seria a Viúva Negra da festa; e o Aquaman que, assim como o Gavião Arqueiro, não terá seu potencial explorado no filme…

E só para lembrar, e deixar seu apetite estimulado, 2015 leva aos cinemas o reboot de Quarteto Fantástico, Cinderella de Kenneth Branagh, Os Vingadores 2, Assassin's Creed, um quinto Exterminador do Futuro, o quarto Jurassic Park, a continuação de Independence Day, Piratas do Caribe 5, mais um James Bond dirigido por Sam Mendes, Inferno (com Tom Hanks no papel de Robert Langdon), Procurando Dory (da Pixar), o último Jogos Vorazes, WarCraft, o segundo Avatar, Homem-Formiga (da Marvel), um quinto Missão Impossível, e um filme pequeno e independente chamado Star Wars: Episódio VII.

Acompanhe a cobertura da Comic Con 2013 no UOL aqui.

Sobre o autor

Roberto Sadovski é jornalista e crítico de cinema. Por mais de uma década, comandou a revista sobre cinema "SET". Colaborou com a revista inglesa "Empire", além das nacionais "Playboy", "GQ", "Monet", "VIP", "BillBoard", "Lola" e "Contigo". Também dirigiu a redação da revista "Sexy" e escreveu o eBook "Cem Filmes Para Ver e Rever... Sempre".

Sobre o blog

Cinema, entretenimento, cultura pop e bom humor dão o tom deste blog, que traz lançamentos, entrevistas e notícias sob um ponto de vista muito particular.