Topo

Assista a Aningaaq, curta que complementa a experiência de Gravidade

Roberto Sadovski

21/11/2013 05h08

ANINGAAQ

Antes de mais nada, o texto a seguir contém alguns spoilers leves de Gravidade. Se você já viu este filmaço com Sandra Bullock e George Clooney, siga em frente. Se não, fala sério!

Ainda por aqui? Ok…

A certa altura do filme dirigido por Alfonso Cuarón, a cientista Ryan Stone, sozinha e isolada após o acidente no espaço que a deixou em busca de alguma forma de voltar para a Terra em segurança, refugia-se num módulo da Estação Espacial Internacional. Tentando se comunicar com a NASA, ela termina trocando palavras com um homem na superfície, alguém que fala uma língua desconhecida a ela, mas que traz um momento de conforto e esperança em uma situação tão extrema.

gravity-movie-review-sandra-bullock-shiop

Sandra Bullock depois de bater um papo com Aningaaq

Eis que o filho do diretor, o roteirista Jónas Cuarón, teve a idéia de mostrar a cena do ponto de vista do tal homem, chamado Aningaaq – que também batiza o curta de 7 minutos financiado num esquema de guerrilha pela Warner Home Video. A intenção era disponibilizar o trabalho como um extra no blu ray de Gravidade ano que vem, mas Aningaaq terminou exibido em alguns festivais e ganhou vida própria. Rodado na Groenlândia com um orçamento de cerca de 100 mil dólares, o curta é uma pequena obra de arte, que expande a experiência de Gravidade e traz os mesmos questionamentos sobre vida e morte, nosso lugar no universo e como cada pessoa – ou melhor, cada ser vivo – conta.

Agora vem a pegadinha. A Warner decidiu escrever Aningaaq na categoria de melhor curta para o Oscar do ano que vem – festa que, a essa altura, já tem como certa a dominação de Gravidade. Se a coisa seguir o curso, será a primeira vez que duas produções relacionadas concorrem a prêmios paralelos – nas categorias melhor filme e melhor curta. Uma vitória faria história. E não seria um espanto, já que Aningaaq é um belo pedaço de artesanato cinematográfico, que prova que a sensibilidade como contador de histórias pode, sim, ser geracional.

Mas chega de falar, assista ao curta (disponibilizado pelo THR) e tire suas próprias conclusões.

 

Sobre o autor

Roberto Sadovski é jornalista e crítico de cinema. Por mais de uma década, comandou a revista sobre cinema "SET". Colaborou com a revista inglesa "Empire", além das nacionais "Playboy", "GQ", "Monet", "VIP", "BillBoard", "Lola" e "Contigo". Também dirigiu a redação da revista "Sexy" e escreveu o eBook "Cem Filmes Para Ver e Rever... Sempre".

Sobre o blog

Cinema, entretenimento, cultura pop e bom humor dão o tom deste blog, que traz lançamentos, entrevistas e notícias sob um ponto de vista muito particular.