Topo

Veja o trailer do melhor filme do Batman... que não estará em nenhum cinema

Roberto Sadovski

04/03/2014 21h21

tumblr_n1xmipYsug1qlxiw1o1_1280

Zack Snyder está preparando seu Batman Vs. Superman e promete uma nova visão do Cavaleiro das Trevas, que chega aos cinemas em 2016 com Ben Affleck vestindo o traje do morcego. Christian Bale e Christopher Nolan construíram uma trilogia bem sucedida comercialmente e criticamente começando com Batman Begins, em 2005 – um modo mais "realista" em interpretar o personagem. Em retrospecto, tanto Michael Keaton (ao lado de Tim Burton) e Adam West mostraram lados do herói que são, até hoje, vistos com carinho e admiração. Mas a melhor adaptação da criação de Bob Kane (e cia.) fora dos quadrinhos não está no cinema: está na novíssima geração de video games.

Em outubro, Batman: Arkham Knight dá continuidade a essa visão, e o que está por vir parece incrível!

Levar personagens de HQs para os video games nunca foi tarefa fácil – Batman em particular. Nem vou falar dos desastres que assolaram os jogos para o Atari, ou as tentativas derivativas que se seguiram com o avanço da tecnologia dos consoles. Talvez a excecão tenha sido The Adventures of Batman and Robin para o Super NES, fiel a uma visão excelente do personagem na TV. Tudo mudou em 2009, quando Batman: Arkham Asylum levou o Homem-Morcego, com a tecnologia  do PS3/X-Box 360, a uma aventura cinematográfica. A diferença, claro, está no roteiro. O estúdio responsável pelo jogo, Rocksteady, deixou o texto nas mãos de Paul Dini, roteirista veterano do Morcego nos quadrinhos e, principalmente, na série animada da TV. O resultado é uma trama engenhosa, que entende a dinâmica do personagem e sua relação com seus antagonistas.

tumblr_n1xmk5QvvF1qlxiw1o1_1280

O sucesso foi imediato e gerou duas continuações igualmente sensacionais, Arkham City (também com texto de Dini) e Arkham Origins (um prequel dos jogos anteriores). Ao contrário das versões de cinema do Batman, o personagem surge mais completo na narrativa dos jogos. Ele é um lutador primoroso, mas também "o maior detetive do planeta", mesmo lidando com o trauma da morte de seus pais, gatilho para sua transformação em combatente do crime. A Rocksteady também entendeu o potencial de marketing da série, com seus personagens completamente redesenhados de sua fonte nos quadrinhos, oferecendo uma visão ainda mais sombria de vilões como Cara de Barro, Pistoleiro e Espantalho. Não será de espantar se o traje que Ben Affleck usar no filme de Zack Snyder tiver inspiração na roupa de combate projetada para o Batman ao longo da série Arkham.

Batman: Arkham Knight foi anunciado como o último capítulo da série desenvolvida pela Rocksteady, e traz o Cavaleiro das Trevas um ano após os eventos de Arkham City, enfrentando um plano do Espantalho para unir todos os inimigos do herói e, finalmente, dar cabo à sua vida. Se eles vão conseguir, ou não, depende unicamente de quem segura o joystick.

Sobre o autor

Roberto Sadovski é jornalista e crítico de cinema. Por mais de uma década, comandou a revista sobre cinema "SET". Colaborou com a revista inglesa "Empire", além das nacionais "Playboy", "GQ", "Monet", "VIP", "BillBoard", "Lola" e "Contigo". Também dirigiu a redação da revista "Sexy" e escreveu o eBook "Cem Filmes Para Ver e Rever... Sempre".

Sobre o blog

Cinema, entretenimento, cultura pop e bom humor dão o tom deste blog, que traz lançamentos, entrevistas e notícias sob um ponto de vista muito particular.