Topo

Os X-Men dão as caras no novo Espetacular Homem-Aranha... mas não se anime!

Roberto Sadovski

16/04/2014 22h46

list_479_42_20120304_080649_888

Era o boatinho que não queria calar, sussurrado entre os caminhos tortuosos da internet nas últimas semanas: a cena pós-créditos de O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro colocaria o Cabeça de Teia ao lado da equipe mutante X-Men. Lágrimas de alegria rolaram pelo rosto de muito marvete (é, eu sou velho assim). Será que seria uma indicação de que Sony e Fox, estúdios rivais, "donos" no cinema do Aranha e dos X-Men, estariam planejando uma parceria para fazer frente ao poderoso Universo Cinematográfico Marvel conduzido pelo estúdio? Com a Marvel coroando-se a maior força nas bilheterias americanas, com receitas ultrapassando outras séries como Harry Potter e Star Wars, não seria de todo fora da caixinha. E mais: historicamente, estúdios já racharam a conta em grandes filmes, como Twister (Warner e Universal), Titanic (Fox e Paramount) e o jurássico Inferno na Torre (Fox e Warner). Mas é melhor tirar o pé do acelerador, meu caro fã: a história, afinal, não é bem assim.

O fato é que, sim, ao fim dos créditos de Aranha 2, teremos não outra cena do filme, e sim um clip de X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido, mostrando Mística (Jennifer Lawrence), Destrutor (Lucas Till) e Groxo (Evan Jonigkeit). Mas nada é apresentado como parte de um universo unificado, servindo mais como um teaser para o filme dos mutantes que estreia ao fim de maio. O motivo, como tudo no mundo, é business. Segundo a Variety, o diretor de Aranha 2, Marc Webb, tinha um contrato em vigor com a Fox Searchlight, braço "independente" do estúdio, para fazer um filme seguindo a dramédia 500 Dias Com Ela, de 2009. Depois de fazer O Espetacular Homem-Aranha em 2012, as negociações para a continuação chegaram a um impasse devido a este contrato. No fim das contas, a Fox liberou Webb para voltar ao mundo do herói aracnídeo, pedindo em troca que a Sony promovesse seu X-Men sem custos adicionais. E todos ficaram felizes.

"Ei, J-Law, tô de olho em você!"

É uma ducha de água fria para quem esperava ver um universo Marvel mais unificado no cinema. X-Men e Quarteto Fantástico continuam sob o teto da Fox, enquanto o Homem-Aranha está nos braços da Sony. Todo o resto pertence à Marvel/Disney. Nada impede, claro, que estes universos eventualmente entrem em choque. O talento envolvido nos filmes de todos os lados já deixaram claro que adorariam ver uma mistureba geral. Em 2002, Hugh Jackman faria uma pontinha no primeiro Homem-Aranha, de Sam Raimi, literalmente esbarrando em Peter Parker (Tobey Maguire) nas ruas de Manhattan, mas as agendas não deixaram que a cena fosse rodada. Em 2012, Os Vingadores e O Espetacular Homem-Aranha supostamente compartilhariam o mesmo horizonte nova-iorquino, com a Torre Stark e o edifício da Oscorp em cena – desta vez o tempo para renderizar a inserção digital em filmes de estúdios rivais entrou no meio. Ainda assim, Avi Arad (produtor do Aranha) e Lauren Shuller-Donner (a comandando do mundo dos X-Men) tem uma longa parceria de trabalho, assim como Kevin Feige, ex-assistente de Arad e atual presidente da Marvel no cinema. Vai saber…

Enquanto isso, confira o último e incrível trailer de X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido. E aguarde nas próximas semanas meus dois cents sobre O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro. Que, felizmente, faz juz ao nome!

Sobre o autor

Roberto Sadovski é jornalista e crítico de cinema. Por mais de uma década, comandou a revista sobre cinema "SET". Colaborou com a revista inglesa "Empire", além das nacionais "Playboy", "GQ", "Monet", "VIP", "BillBoard", "Lola" e "Contigo". Também dirigiu a redação da revista "Sexy" e escreveu o eBook "Cem Filmes Para Ver e Rever... Sempre".

Sobre o blog

Cinema, entretenimento, cultura pop e bom humor dão o tom deste blog, que traz lançamentos, entrevistas e notícias sob um ponto de vista muito particular.