Topo

Primeiro trailer de Star Wars: O Despertar da Força prova que menos é mais

Roberto Sadovski

28/11/2014 14h35

image

Em 2005, quando conversei com George Lucas no Rancho Skywalker para o lançamento de A Vingança dos Sith, ele se despediu com um "Te vejo em breve". Quem diria que, quase uma década depois, estaria eu pensando naquela tarde na Califórnia, em como achei que era o fim de uma era… e o quanto eu e o resto do planeta estávamos errados! O "até breve" explodiu hoje na internet – e em algumas dúzias de cinemas nos Estados Unidos – na forma do primeiro teaser de O Despertar da Força, o sétimo episódio de Star Wars, que estréia em mais ou menos um ano.

São outros ecos que vem em mente agora. Fim de 1998, o teaser espetacular de A Ameaça Fantasma disparando a mesma empolgação. Talvez o mesmo temor? Alguns meses depois, quando vi a estréia do Episódio I em Nova York, a euforia aos poucos se transformava em decepção. Visto hoje, a retomada da saga por George Lucas mostra idéias no lugar e execução completamente fora do alvo. O cético em mim quer deixar todos os pés atrás, mas O Despertar da Força é outro tipo de animal. E o teaser aperta todos os botões certos.

Não tem Han, ou Luke, ou Leia. Não traz rostos familiares. Mas J.J. Abrams acerta no tom, na antecipação, no clima. John Boyega como um Stormtrooper! Daisy Ridley, pronta pra fazer o mundo se apaixonar! A Millenium Falcon… É um teaser, é o primeiro passo para uma máquina de marketing que vai funcionar a todo vapor pelos próximos meses. E Abrams deixa claro em cada pedaço de sua carreira que a história vem sempre em primeiro lugar, o resto é perfumaria. Star Wars: O Despertar da Força começa sua carreira de cabeça erguida, entregando fragmentos, sugerindo um novo caminho, fazendo com que convertidos e curiosos se perguntem, "você sentiu o despertar?". Não posso falar por vocês, mas de minha parte….

Trailer legendado de "Star Wars: O Despertar da Força"

Sobre o autor

Roberto Sadovski é jornalista e crítico de cinema. Por mais de uma década, comandou a revista sobre cinema "SET". Colaborou com a revista inglesa "Empire", além das nacionais "Playboy", "GQ", "Monet", "VIP", "BillBoard", "Lola" e "Contigo". Também dirigiu a redação da revista "Sexy" e escreveu o eBook "Cem Filmes Para Ver e Rever... Sempre".

Sobre o blog

Cinema, entretenimento, cultura pop e bom humor dão o tom deste blog, que traz lançamentos, entrevistas e notícias sob um ponto de vista muito particular.