Topo

14 nomes para ficar de olho no cinema em 2016!

Roberto Sadovski

01/01/2016 18h19

2015 foi um ano recorde para o cinema – e o papo não são só números! Talento na frente e atrás das câmeras despontaram na TV, no cinema independente e também em blockbusters consagrados. Como 2016 está no comecinho, é hora de brincar de oráculo e dar uma espiada em alguns atores, atrizes e cineastas que já colocaram o pé na porta e, agora, preparam-se para alçar voos ainda maiores. Fique de olho!

TOM HOLLAND

Tom Holland

No papel de um dos filhos de Ewan McGregor e Naomi Watts no drama O Impossível, este inglês de 19 anos entrou no radar do cinemão, que o escalou para ser um dos protagonistas de No Coração do Mar, ao lado de Chris Hemsworth. Mas o mundo aguarda o lançamento de Capitão América: Guerra Civil, quando Holland será apresentado como o novo Homem-Aranha – que ganha seu primeiro filme dentro do Universo Cinematográfico Marvel em 2017.

ALICIA VIKANDER

Alicia Vikander

O ano que se encerrou viu a atriz sueca, que começou sua carreira na TV de seu país há mais de uma década, surgir como um talento a ser reconhecido em filmes diversos como Ex_Machina, O Agente da U.N.C.L.E. e A Garota Dinamarquesa (em que ela rouba a cena do oscarizado Eddie Redmayne). Este ano, Alicia aparece ao lado de Matt Damon no próximo filme com o espião Jason Bourne – além de assumir a ponta em The Light Between Oceans, que protagoniza com Michael Fassbender sob direção de Derek Cianfrance (Blue Valentine).

TYE SHERIDAN

Tye Sheridan

Nada mal começar a carreira sob a batuta de Terrence Malick, e foi exatamente como este texano de 19 fez em A Árvore da Vida em 2011. De lá para cá, Tye se fez notar ao lado de Nicolas Cage (no ótimo Joe) e Matthew McConaughey (em Amor Bandido). Apesar de ter feito bobagens como Como Sobreviver a Um Ataque Zumbi, este ano ele encara um trabalho que deve se estender para além de um filme: ele é Scott Summers, o mutante Ciclope em X-Men: Apocalipse.

MAIKA MONROE

Maika Monroe

O assustador Corrente do Mal colocou a atriz californiana de 22 anos como vítima de uma maldição mortal – e também na lista de estrelas de grande potencial. Maika aumenta as apostas em 2016 primeiro na ficção científica A 5ª Onda (em que o show é de Chloë Grace Moretz), e depois em Independence Day: O Ressurgimento, em que assume o papel da filha de Bill Pullman. Os aliens não terão chance!

JOHN BOYEGA

John Boyega

Se você ainda não asistiu a Ataque ao Prédio, um filme sobre aliens contra os manos em um conjunto habitacional inglês, largue tudo e corra: foi lá que Boyega, de 23 anos, se colocou no radar e foi notado por J.J. Abrams, que o escalou para ser Finn em Star Wars: O Despertar da Força. Até o Episódio VIII, de 2017, o ator será visto no thriller de ficção científica The Circle, ao lado de Emma Watson e Tom Hanks. Nada mal!

OLIVIA COOKE

Olivia Cooke

Desperdiçada no terror podrão Ouija, e sem ter muito o que fazer no queridinho indie Eu, Você e a Garota Que Vai Morrer (mesmo sendo a melhor coisa do filme), essa inglesa de 22 anos brilhou na TV, na série Bates Motel, e chamou a atenção de Steven Spielberg, que a escalou para ser a protagonista da adaptação do best seller de ficcão científica Jogador Número 1. E o papo que ela assume um dos papéis principais de Star Wars: Episódio VIII não esfria….

EMORY COHEN

Emory Cohen

Depois de fazer o "adolescente problemático" no cinema em O Lugar Onde Tudo Termina e na TV em Smash, este nova-iorquino de 24 anos encontrou seu caminho como par romântico de Saoirse Ronan em Brooklyn. Para 2016 ele tem filmes com Alice Braga (By Way of Helena), Tye Sheridan (Detour), Maika Monroe (Hot Summer Nights) e, principalmente, Brad Pitt, com quem divide a cena em War Machine, uma sátira da guerra dos EUA com o Afeganistão.

GAL GADOT

Gal Gadot

A atriz israelense deixou sua marca em três Velozes & Furiosos e está filmando Mulher-Maravilha para 2017, em que assume o manto da guerreira amazona. A heroina, porém, surge no cinema já em março no explosivo Batman vs. Superman: A Origem da Justiça. Gal ainda arrumou tempo para dividir a cena com Ryan Reynolds, Gary Oldman e Kevin Costner no thriller Criminal. Depois disso, Liga da Justiça entra em cena.

DAMIEN CHAZELLE

Damiel Chazelle

Prestes a completar 30 anos, este diretor americano já tem ao menos uma obra-prima no currículo: o drama Whiplash, que ano passado deu o Oscar de ator coadjuvante a J.K. Simmons. Apesar de ter escrito filmes tão diversos como O Último Exorcismo Parte II (!) e Toque de Mestre, os olhos se voltar para seu próximo filme como diretor: La La Land, um musical ambientado na Los Angeles moderna sobre um pianista de jazz (Ryan Gosling) que se apaixona por uma aspirante a atriz (Emma Stone).

DAISY RIDLEY

Daisy Ridley

Essa inglesa de 23 anos é, de longe, a melhor surpresa de Star Wars: O Despertar da Força, e logo fez com que sua Rey se tornasse a personagem mais carismática e celebrada da galáxia muito, muito distante. Daisy se tornou um ícone pop moderno e, embora só volte a aparecer em 2017 no Episódio VII da saga, agora dirigido por Rian Johnson, cada passo da atriz será examinado com uma lupa. A pergunta que não quer calar: o que ela fará em seguida?

NICK ROBINSON

Nick Robinson

Prestes a completar 20 anos, este ator americano chamou atenção no ótimo drama The Kings of Summer, de 2013, antes de encarar dinossauros em Jurassic World, segundo maior sucesso do ano passado (Star Wars acabou com a festa….). Nick deixou seu rosto conhecido na TV na série Melissa & Joey, e está à frente da ficção científica A 5ª Onda ao lado de Chloë Grace Moretz.

ANA LILY AMIRPOUR

Ana Lily Amirpour

Com seu primeiro longa, Garota Estranha Caminha Pela Noite, essa roteirista e diretora nascida na Inglaterra, de ascendência americana e iraniana, criou um filme verdadeiramente original, uma história de vampiros (ou "vampira") e outros personagens marginais em uma cidade ausente de vida em clima de faroeste italiano – sim, vale a pena demais conferir! Seu próximo filme é The Bad Batch, que ela define como "uma história de amor caniibal pós-apocalíptica ambientada no deserto do Texas". Jim Carrey, Keanu Reeves e Jason Momoa estrelam. Queremos ver desde já!

TARON EGERTON

Taron Egerton

Com apenas alguns trabalhos na TV inglesa no currículo, Egerton foi escolhido por Matthew Vaughn para fazer dupla com Colin Firth na adaptação de quadrinhos Kingsman: Serviço Secreto – e roubou a cena! Com jeitão de anti-herói e uma tonelada de carisma, o ator de 26 anos será visto este ano ao lado de Hugh Jackman em Eddie the Eagle, biografia do atleta inglês que transformou fracasso em triunfo. Antes do inevitável Kingsman 2, porém, Taron empresta a voz (com Scarlett Johansson, Matthew McConaughey e Reese Witherspoon) à animação Sing e interpreta o herói clássico de Sherwood no reboot Robin Hood: Origins.

SOPHIE TURNER

Sophie Turner

O mundo torceu o nariz (por todos os motivos certos) para essa inglesa de 19 anos em Game of Thrones, em que ela defendeu muitíssimo bem o papel de Sansa Stark. Mas é bem provável que todos a vejam com outros olhos, muito mais afáveis, quando ela surgir como a mutante Jean Grey em X-Men: Apocalipse. Será que a Fênix renascerá no cinema? Pode apostar!

 

Sobre o autor

Roberto Sadovski é jornalista e crítico de cinema. Por mais de uma década, comandou a revista sobre cinema "SET". Colaborou com a revista inglesa "Empire", além das nacionais "Playboy", "GQ", "Monet", "VIP", "BillBoard", "Lola" e "Contigo". Também dirigiu a redação da revista "Sexy" e escreveu o eBook "Cem Filmes Para Ver e Rever... Sempre".

Sobre o blog

Cinema, entretenimento, cultura pop e bom humor dão o tom deste blog, que traz lançamentos, entrevistas e notícias sob um ponto de vista muito particular.