Topo

Aventura juvenil O Escaravelho do Diabo mutila o livro original

Roberto Sadovski

14/04/2016 07h23

02.02.2015 - Amparo, São Paulo - SP Fotos do Longa Metragem ' O Escaravelho do Diabo ' , direção de Carlo Millani Produtora: Dezenove Fotos: Aline Arruda / Dezenove ***** OBRIGATÓRIO O USO DE CRÉDITO EM QUALQUER PUBLICAÇÃO, WEB ou IMPRESSO *******

O Escaravelho do Diabo dispara em muito marmanjo e madame uma fagulha imediata de nostalgia. A trama de mistério se popularizou ao inaugurar a série Vaga-Lume, em 1972, disparando em toda uma geração o gosto pela leitura leve, ligeira e empolgante. A adaptação para o cinema de Carlo Milani seria o gatilho para que a série, composta por títulos pop que trafegavam entre ficção científica e suspense, passando por mistério, fantasia e ação, pudesse dar novo variedade à nossa cinematografia tão cinza. Uma idéia necessária.

Pena que o filme seja tão ruim. Embora bem produzido, O Escaravelho nunca sabe o que quer ser. Ora é uma aventura infanto-juvenil, ora se propõe a ser uma trama sobre um serial killer. Às vezes escorrega em sua extrema ingenuidade, logo depois encontrando refúgio em uma cena de extrema violência. É compreensível a vontade de Milani em abraçar o mundo ao colocar as mãos em um material tão enxuto e tão bacana, mas a falta de uma visão clara sobre o que o filme pode ser arrasta todo o conjunto para baixo, transformando a aventura em uma grande oportunidade perdida.

482101

Jonas Bloch e Marcos Caruso concordam que nada faz sentido….

Não ajuda o fato de O Escaravelho do Diabo, o livro, não ter envelhecido tão bem, o que abre espaço para uma contemporização da trama. Publicado em capítulos na revista O Cruzeiro em 1953 pela escritora Lúcia Machado de Almeida, o livro traz a investigação de uma série de assassinatos cometidos em uma cidade do interior, as vítimas sendo todas ruivas. Descobrir a identidade do matador compulsivo torna-se obsessão de Alberto, estudante de medicina e irmão da primeira vítima, Hugo. Embora alguns elementos soem extremamente datados, existe no texto de Lúcia Machado um esqueleto para confeccionar um projeto com ecos de Seven e O Silêncio dos Inocentes. O potencial para criar um thriller de primeira com tintas tupiniquins.

Por isso é estranha a decisão em transformar Alberto de um jovem adulto em uma criança que mal entrou na adolescência. De cara, os responsáveis pela adaptação deixam claro que todo a carga dramática e possibilidades estéticas de O Escaravelho do Diabo serão jogadas para o escanteio. Mesmo bem defendido pelo ator Thiago Rosseti, que tem 13 anos, o protagonista não convence como um detetive mirim, capaz de encaixar as peças dos assassinatos com uma facilidade impressionante. O roteiro tem pressa em jogar luz sobre o mistério da morte dos ruivos e sacrifica construção de personagens, substituindo coerência por coincidências. Uma das grandes sacadas do livro original é manter o mistério sobre a identidade do matador, mesmo depois que a história pareça resolvida. No filme, porém, fica logo claro que ele é um desequilibrado que vive isolado e deve ter assistido a Dragão Vermelho um pouco demais.

escaravelho

… como a chegada e partida súbita (!) da cantora pop Rubi

É terrível julgar um filme pelo que ele poderia ter sido, e não pelo que de fato ele se tornou. Mas quando o que está na mesa é a adaptação de uma obra tão notória, é impossível não coçar a cabeça. Principalmente quando nos perguntamos para quem exatamente se destina O Escaravelho do Diabo. Os fãs do livro, uma geração que já encosta nos 40, podem se decepcionar com as liberdades tomadas na trama original, uma modernização que despenca a faixa etária de seu público-alvo. Por outro lado, "série Vaga-Lume" não quer dizer muita coisa para a geração pós-Harry Potter, eliminando de imediato uma conexão com a memória afetiva. Será, no mínimo, curioso acompanhar sua evolução nas bilheterias.

No frigir dos ovos, O Escaravelho do Diabo é um thriller bipolar, que usa elementos que conversam com o público mais jovem (tablets, internet, conectividade) em um ambiente cuja ingenuidade não parece comportar. Personagens surgem sem muita explicação, como a cantora pop que entra em cena para gravar um vídeo musical sem absolutamente nenhum contexto de quem, como ou por que, ou o suspeito do primeiro crime, preso e solto em seguida sem cumprir a menor função dramática. Ao menos é um filme curtinho (mais ou menos uma hora e meia) com um elenco simpático e esforçado, que abraça a trama mesmo quando ela deixa de fazer sentido. A série Vaga-Lume tem uma dezena de outros títulos que podem render filmes bacanas. Que este O Escaravelho do Diabo fique como uma lição do que não deve ser feito ao mexer no baú da memória.

Atores não leram "O Escaravelho do Diabo" para versão no cinema

UOL Entretenimento

Sobre o autor

Roberto Sadovski é jornalista e crítico de cinema. Por mais de uma década, comandou a revista sobre cinema "SET". Colaborou com a revista inglesa "Empire", além das nacionais "Playboy", "GQ", "Monet", "VIP", "BillBoard", "Lola" e "Contigo". Também dirigiu a redação da revista "Sexy" e escreveu o eBook "Cem Filmes Para Ver e Rever... Sempre".

Sobre o blog

Cinema, entretenimento, cultura pop e bom humor dão o tom deste blog, que traz lançamentos, entrevistas e notícias sob um ponto de vista muito particular.