Topo

Criador de Spawn ainda quer novo filme do herói... Mas quem se importa?

Roberto Sadovski

19/09/2016 17h03

spawn_header-1

Eu tenho idade pra lembrar do quanto a chegada da Image Comics, em 1992, mudou o panorama dos quadrinhos para sempre. Não para melhor, claro, já que a editora criada por artistas da elite da Marvel privilegiava estilo, não substância. Seu carro-chefe sempre foi Spawn, o anti-herói renascido do inferno bolado por Todd McFarlane. Nos anos 90, Spawn vendeu horrores, ameaçou a hegemonia da dupla Marvel/DC e apontou um caminho alternativo e independente para os gibis de super-heróis. A cereja no topo do bolo? Um filme, lançado em 1997, com Michael Jai White e John Leguizamo, que faria do personagem um colosso de mídia, um produto tão reconhecível quanto Batman ou o Homem-Aranha.

Mas cá estamos, quase duas décadas depois, e ninguém dá a mínima para Spawn. Claro, a série continua sendo publicada todos os meses nos EUA – no Brasil, o personagem não dá as caras há anos. Mas o que era antes um gibi entre Top 10, desde 2010  não figura nem entre os trezentos mais vendidos. A série de brinquedos – ou action figures, ou bonequinhos – com a assinatura de seu criador, que revolucionou o mercado com figuras super realistas,  tornou-se um pálido reflexo de sua glória do novo século e hoje está mais interessada em licenças mais lucrativas, como The Walking Dead e NFL.

spawn-conceptart-geekingout

Todd mostra arte conceitual do novo filme. Sério, só rindo….

McFarlane, claro, não larga o osso. Esses dias ele esteve no programa Geeking Out, apresentado por Kevin Smith, dizendo que um novo filme do Spawn está no forno, com produção a ser iniciada ainda este ano. "Fiz um roteiro com 183 páginas, sessenta acima da média da indústria", diverte-se Todd. "Escrevi um pouco demais." Segundo ele, esta nova encarnação em celulóide (licença poética) não terá vilões, não será como o filme de 1997. "Spawn é o bicho-papão, a criatura que se move nas sombras", continua. "Sem supervilões, sem o visual do primeiro filme, só com uma história sombria, assustadora, o roteiro é R-Rated." Uau, que radical!

E aí está o problema. Todd disse a mesmíssima coisa quando sugeriu que Jamie Foxx estaria ligado ao projeto (isso em 2014, antes do lançamento de O Espetacular Homem-Aranha 2, em que o ator fez o papel de Electro). Repetiu o mesmo papo de 2011, quando falou que Spawn seria um filme de terror de baixo orçamento. E vem falando a mesma ladainha desde 2009, quando anunciou que ele mesmo escreveria o roteiro e que tudo no filme, exceto o próprio Spawn, seria real, e não um efeito especial. De lá para cá, ninguém deu a mínima. McFarlane deixou claro que um novo filme vai sair, mesmo que ele tenha de produzir, escrever e dirigir tudo sozinho. Eu, honestamente, duvido.

michael-jai-white-in-spawn-1997-movie-image

Michael Jai White, encapetado no filme de 1997

Afinal, ninguém além de Todd está interessado. Nem a indústria (Spawn, o filme de 1997, teve faturou razoáveis 80 milhões de dólares pelo mundo, mas a marca morreu desde então), muito menos a meia dúzia de fãs que parece ainda sobrar ao personagem. Como tudo que marcou a "era Image", Spawn era um conceito sofisticado e ousado, visualmente incrível, mas que nunca teve estofo para se firmar como personagem. A própria Image se distanciou dos heróis e hoje, com um catálogo de séries de fantasia e ficção científica, é a editora de quadrinhos mais interessante em atividade. Spawn faz parte de um passado até risível, cujo apelo restringe-se a moleques de 12 anos que acham "da hora" um herói que vem no inferno, e talvez alguns nerds mais hardcore que abraçam qualquer coisa que os faça lembrar de uma adolescência já distante, além de achar que um filme baseado em um gibi é bom simplesmente por ser proibido para menores. Mas, sejamos justos, a trilha do filme era "da hora".

Sobre o autor

Roberto Sadovski é jornalista e crítico de cinema. Por mais de uma década, comandou a revista sobre cinema "SET". Colaborou com a revista inglesa "Empire", além das nacionais "Playboy", "GQ", "Monet", "VIP", "BillBoard", "Lola" e "Contigo". Também dirigiu a redação da revista "Sexy" e escreveu o eBook "Cem Filmes Para Ver e Rever... Sempre".

Sobre o blog

Cinema, entretenimento, cultura pop e bom humor dão o tom deste blog, que traz lançamentos, entrevistas e notícias sob um ponto de vista muito particular.