Topo

Tom Hardy em Venom: Primeira foto oficial do filme é de dar sono

Roberto Sadovski

12/01/2018 02h53

A primeira imagem oficial de Venom, que a Sony planeja lançar no fim do ano como série paralela ao universo do Homem-Aranha no cinema, faz a gente imaginar que mensagem o estúdio quer passar. Porque a foto traz Tom Hardy, o astro do filme. Segurando uma caderninho de notas (Eddie Brock, seu personagem, é um jornalista). E parecendo…. Tom Hardy! Seria piada se não fosse fato. Afinal, os fãs de Venom, que está sendo dirigido por Ruben Fleisher, esperam ao menos uma imagem do Venom! É compreensível que, nesse estágio da produção, não existam muitas cenas com Hardy paramentado como o anti-herói que busca proteger os inocentes – não importa o custo. Mas em tempos que cada candidato a blockbuster precisa garantir total atenção de cara, foi uma decisão, no mínimo, estranha.

Porque Venom trava uma batalha ferrenha. Só para começar a conversa, é um filme do universo do Homem-Aranha que não traz nem sinal do Homem-Aranha. O personagem, atualmente interpretado por Tom Holland, está ligado ao Universo Cinematográfico Marvel, será parte integral dos dois próximos Vingadores e terá a continuação de De Volta ao Lar, já agendada para 2019, refletindo suas aventuras cósmicas ao lado dos outros pesos pesados. Sem seu astro principal, a Sony apelou para seu elenco de coadjuvantes, dos quais ainda tem controle dos direitos para cinema. Venom é o primeiro a sair da gaveta, seguido da animação Homem-Aranha no Aranhaverso e da aventura de espionagem Silver & Black, que traz duas personagens do universo do herói que absolutamente ninguém que não lê quadrinhos faz ideia quem sejam.

Jogar a primeira imagem de um filme do tamanho de Venom é sempre complicado, mas a tarefa é fazer com que os fãs, a primeira linha de ataque, comecem o burburinho positivo – e o oba oba em redes sociais, que hoje em dia é preocupação principal de qualquer equipe de marketing. No mínimo, um filme assim exigia uma imagem mais misteriosa, para deixar os mais fanáticos catando pistas e mantendo Venom no centro das discussões geek. Tom Hardy é um ator bacana, mas se alguém joga a legenda "Tom Hardy é flagrado no supermercado checando sua lista de compras", eu caio fácil. Olha só como outros filmes pop começaram a vender seu peixe nos últimos anos para entender o tamanho da bronca.

HOMEM-ARANHA

Em 2001, a Sony divulgou a primeira imagem do filme de Sam Raimi, e o impacto foi gigante. O Aranha não parecia um cosplayerem uma fantasia barata, e sim a materialização do herói dos quadrinhos, mas de maneira realista e casca-grossa. Repare que suas luvas sequer traziam o padrão de teias completo, mostrando que ainda era um trabalho em progresso. Mas deu o recado.

BATMAN BEGINS

O diretor Christopher Nolan mostrou uma imagem do novo batmóvel dias antes de liberar a primeira foto de Christian Bale como o Cavaleiro das Trevas. Tudo funcionou: o traje negro, agora como uma armadura (e sem mamilos!), a capa sólida, a expressão ameaçadora, a ambientação urbana. Nolan repetiria o feito três anos depois, ao apenas sugerir seu Coringa na primeira imagem de The Dark Knight.

HOMEM DE FERRO

A primeiríssima imagem do filme que começou o UCM não trazia Robert Downey Jr. trajando a armadura vermelho e dourada. A Marvel optou por vender seu astro, mas colocou Downey como Tony Stark, ainda em cativeiro, finalizando em uma caverna a primeira versão ainda low-tech de sua armadura: era o personagem dos quadrinhos, recriado de maneira realista, respeitando suas origens mas abraçando sua nova mídia. Uma década depois, a Marvel é o que é.

MAD MAX: ESTRADA DA FÚRIA

Tom Hardy, o próprio, surgiu desolado em meio ao deserto quando George Miller começou a divulgar sua nova aventura no deserto. Não precisava de muita coisa. As roupas desgastadas, o tom distópico, a expressão distante de Hardy. Não era Mel Gibson, mas definitivamente era Mad Max!

DEADPOOL

O departamento de marketing da Fox devia ganhar uma medalha por Deadpool. Desde essa primeira foto, com nosso herói imitando uma pose "sexy" do astro canastra Burt Reynolds em uma divulgação dos anos 70, eles acertaram no tom de zoeira e estabeleceram Deadpool como um tipo de super-herói diferente. Sem falar que ele estava exatamente como nos quadrinhos, para alívio dos fãs mais hardcore.

BATMAN VS SUPERMAN

O filme é aquela tosqueira toda, mas a primeira imagem de Ben Affleck como Batman trouxe um Homem-Morcego menos tecnológico e mais brutal, revelando em uma única imagem que Zack Snyder não estava brincando quando disse que ia usar o gibi clássico de Frank Miller, The Dark Knight Returns, como base para seu filme. Pena que o resultado tenha sido aquilo lá.

JURASSIC WORLD: REINO AMEAÇADO

O filme de J.A. Bayona estreia em alguns meses e já vimos Chris Pratt, Bryce Dallas Howard e um monte de dinossauros no primeiro teaser. Mas a imagem lançada ano passado deixou os fãs coçando a cabeça, procurando pistas e tentando entender quem é a garotinha, onde é esse museu com fósseis expostos e como tudo se encaixa no novo filme.

JOGADOR Nº 1

De cara, Steven Spielberg liberou uma foto coalhada de referências pop para sua adaptação do livro de Ernest Cline. Mesmo que não traga nenhuma informação significativa do filme, além do ator Tye Sheridan com seus óculos de realidade virtual, é o tipo de peça de marketing que mantém a discussão em alta.

Venom não conseguiu absolutamente nada disso, o que surge como uma oportunidade perdida para o estúdio fazer barulho de uma forma positiva para um filme que vai se beneficiar de um boca a boca otimista. Talvez eles não tivessem mesmo absolutamente nada de Hardy como Venom para mostrar. E talvez eles precisem de tempo para não sair com uma primeira imagem assim:

Sobre o autor

Roberto Sadovski é jornalista e crítico de cinema. Por mais de uma década, comandou a revista sobre cinema "SET". Colaborou com a revista inglesa "Empire", além das nacionais "Playboy", "GQ", "Monet", "VIP", "BillBoard", "Lola" e "Contigo". Também dirigiu a redação da revista "Sexy" e escreveu o eBook "Cem Filmes Para Ver e Rever... Sempre".

Sobre o blog

Cinema, entretenimento, cultura pop e bom humor dão o tom deste blog, que traz lançamentos, entrevistas e notícias sob um ponto de vista muito particular.