Topo

Três teorias para os Vingadores triunfarem na conclusão de Guerra Infinita

Roberto Sadovski

11/05/2018 04h35

Fã é uma criatura curiosa. No caso dos fãs de Vingadores: Guerra Infinita, o caso é ainda mais grave. Vejamos. No ano que precedeu o lançamento do filme, sites e blogs de fãs se dedicaram a esmiuçar um filme que sequer havia aterrissado nos cinemas. "Quem vive?", "Quem morre?", "Onde está a Jóia da Alma?", "Será que teremos Adam Warlock/Gavião Arqueiro/Capitã Marvel?" foram as perguntas respondidas com uma avalanche de teorias absurdas e infundadas. No fim, o óbvio: estavam todos errados, ninguém acertou absolutamente nada. O que é um testamento da capacidade da Marvel surpreender em seu Universo Cinematográfico. E o que nos traz ao agora.

Ah, vale lembrar que teremos SPOILERS no textão a seguir, assim como quase tudo relacionado a uma análise de Vingadores: Guerra Infinita. Se você já viu o filme, não estrague a diversão do amiguinho. É feio.

.

.

.

.

.

A partir daqui, você segue por conta e risco!

.

.

.

.

.

Guerra Infinita termina com a vitória de seu vilão Thanos (Josh Brolin), que consegue realizar seu plano: reunir as seis Jóias do Infinito em uma manopla cósmica para, usando seu poder, apagar da existência metade da vida no universo. Na prática, metade da população da Terra, por exemplo, desaparece numa nuvem de pó, incluindo o Pantera Negra, o Homem-Aranha, Nick Fury, todos os Guardiões da Galáxia (com exceção de Rocket), Doutor Estranho, Feiticeira Escarlate e o Soldado Invernal. Gamora, por sua vez, foi morta por Thanos quando ele adquire a Jóia da Alma. O Visão tomba inerte quando o vilão lhe arranca a Jóia da Mente de sua cabeça. Sobram os Vingadores originais, impotentes, sem saber qual seria o próximo passo. O que sabemos, pela cena pós-créditos, é que a Capitã Marvel deve voltar à Terra e unir-se aos heróis para tentar, de alguma forma, reverter a tragédia. Com a informação que temos, bolei um trio de teorias sobre o que vai acontecer em Vingadores 4. Podem cobrar depois!

O "REINO QUÂNTICO" PODE SER A CHAVE

O Homem-Formiga flutua no Reino Quântico

Como o MCU é uma grande narrativa entrecortada por histórias independentes, é uma boa ficar de olho na trama de Homem-Formiga e a Vespa. A aventura que estreia em julho traz, como conferimos no trailer, um tom mais leve do que a paulada de Guerra Infinita. Ainda assim, boa parte de sua trama gira em torno do reino quântico, uma espécie de dimensão paralela em que tempo e espaço obedecem a regras diferentes. Foi para este lugar que a Vespa original, em uma missão com o Homem-Formiga original (Hank Pym, interpretado por Michael Douglas), desapareceu após evitar um ataque nuclear aos EUA nos anos 80. Pym ficou obcecado em explorar o reino quântico, até então inacessível, mas viu sua esperança renovada depois que Scott Lang (Paul Rudd) diminui até estreitar-se entre átomos, dentro dessa realidade, e conseguiu fazer a viagem de volta em Homem-Formiga. No novo filme, a Vespa original, Janet Van Dyne, é interpretada por Michelle Pfeiffer, que fará seu retorno triunfal.

LEIA TAMBÉM
Por que Vingadores: Guerra Infinita não vai bater a bilheteria de Avatar
Criadores explicam decisão sobre Capitã Marvel em "Guerra Infinita"
James Gunn comenta final de personagens em "Vingadores: Guerra Infinita"
Stallone pode fazer outro Rambo…. Mas, a essa altura, quem se importa?

Em Doutor Estranho, Stephen Strange (Benedict Cumberbatch), que é o guardião da Jóia do Tempo, parte do artefato místico Olho de Agamotto, também vislumbra o reino quântico ao começar a explorar as possibilidades que abraça junto ao título Mestre das Artes Místicas. Em Guerra Infinita o bom doutor explora mais de 14 milhões de resultados no combate com Thanos, e os heróis venceriam somente em um. Entregar a Jóia do Tempo e se sacrificar faz parte do plano de Strange. Se a chave é o tempo, e se a Capitã Marvel tem seu filme ambientado nos anos 90, é razoável imaginar que a heroína (Brie Larson) passou esse período de exílio explorando um lugar em que tempo e espaço não tenham regras firmes. A combinação da pesquisa de Hank Pym com a experiência de Janet Van Dyne, somado a uma provável habilidade da Capitã Marvel em trafegar em realidades paralelas sem o auxílio de jóias do infinito, abre uma possibilidade maluca: e se a derrota de Thanos não estiver nessa equipe de Vingadores, e sim em um time novo coletado em vários recortes temporais?

O Doutor Estranho flutua no… ok, você jã sabe

Calma, tem mais. A Marvel nunca adaptou uma história em quadrinhos de forma literal em nenhum de seus filmes (ainda bem), mas usa os gibis como uma base, um ponto de partida para expandir suas possibilidades narrativas. Uma das melhores HQs da equipe é justamente Vingadores Eternamente, em que um novo time é formado com super-heróis de momentos específicos do tempo para, no papel, derrotar o vilão Kang. Trocamos Kang por Thanos e a coisa começa a ficar mais clara. Afinal, o quarto Vingadores lida com viagem no tempo, como ficou evidente nas fotos tiradas no set, que trazem o Capitão América (Chris Evans) com seu traje de vingador original (o do filme de 2012), atuando com um Homem-Formiga contemporâneo e um Homem de Ferro ainda mais envelhecido. O elenco também traz de volta Harley Keener (Ty Simpkins, o menino que ajudou Tony Stark em Homem de Ferro 3, agora adolescente) e Cassie Lang, filha do Homem-Formiga, agora interpretada pela também adolescente Emma Fuhrmann. O detalhe que deixa a coisa mais interessante é que as roupas são adornadas com marcadores especiais para a pós-produção, sugerindo que mesmo esses trajes podem ser alterados digitalmente no filme. Um modo de distrair Thanos e fazê-lo pensar que sua missão não foi um triunfo, dando à Capitã Marvel a chance de recuperar a manopla do infinito e reverter as ações do Titã Louco. Vingadores Eternamente seria um título bacana, não?

UMA VIAGEM ESPIRITUAL

Thanos, antes de rever sua filha dentro do Mundo Espiritual

Uma alma por uma alma. Para adquirir a Jóia da Alma, Thanos teve de sacrificar a única pessoa por quem ele nutria algum sentimento: sua filha, Gamora (Zoe Saldana). Ele a atira de um penhasco e recupera a gema, talvez a mais poderosa de todas. Ainda assim, não vemos Thanos usando seu poder em Guerra Infinita…. ou será que vemos? Os diretores, Anthony e Joe Russo, confirmaram que a cena imediatamente após Thanos estalar os dedos e eliminar metade da vida no universo é um respiro, um momento em que ele encara a consequência de seus atos, vendo que seu sacrifício foi recompensado com a vitória. Essa cena, em que ele vê e conversa com Gamora, mas como uma criança, acontece no mundo dentro da jóia, o Mundo Espiritual. Assim como nos quadrinhos, a Jóia da Alma tem o poder de criar este plano de existência paralelo, quase um limbo para onde vão aqueles que sentem seu poder.

É possível, então, supor que os heróis (bom, e metade da vida no universo) não foram "mortos" no sentido literal, e sim banidos para uma existência eterna no Mundo Espiritual. A Jóia da Alma já fizera algo parecido antes ao apontar o Caveira Vermelha, transportado de seu confronto com o Capitão América em O Primeiro Vingador pela Jóia do Espaço, como seu guardião, fadado a existir num planeta à beira do abismo cósmico, guardando o artefato de poder sem nunca poder usá-lo. E se os heróis não forem os primeiros a habitar este mundo do além? E se, ao final de Capitã Marvel, em meio à guerra entre os alienígenas Krees e Skrulls, que certamente usam objetos poderosos no conflito, a heroína explorar os reinos além de nossa realidade e se perder no Mundo Espiritual? A mensagem de Nick Fury pode disparar um farol para ela encontrar uma saída, trazendo consigo os heróis desaparecidos.

Nas HQs, foi Adam Warlock quem derrotou Thanos

A explicação para as cenas do quarto Vingadores rodadas com uniformes antigos pode estar na jornada para fora da gema, em que os heróis teriam de encarar suas "almas", ou os momentos decisivos em sua vida. Seria um artifício que pegaria Thanos de surpresa e daria à Capitã Marvel papel semelhante ao de Adam Warlock, personagem da Marvel nas HQs, como algoz derradeiro do vilão. Sem falar que faria uma ponte com as histórias do Capitão Marvel, herói que, nos quadrinhos, morreu devido a um câncer e tem sua trajetória estreitamente ligada à de Thanos. Warlock, por sinal, só deve estrear no MCU em Guardiões da Galáxia Vol. 3, e os outros heróis com experiência em conflitos cósmicos da editora, como o Quarteto Fantástico e os X-Men, não podem ser tocados pelo estúdio até o acordo com a Fox estar finalizado, o que só deve acontecem em um ano e meio.Vingadores Renascem seria um título adequado, e também faria referência a uma saga da Marvel nos gibis (essa, por sinal, muito ruim).

A "SOLUÇÃO BOBBY EWING"

Jake Gyllenhaal acorda numa mansão, Emma Stone dorme do seu lado. "Jarvis, preciso de ajuda aqui", grita. As portas do quarto se abrem, James D´Arcy entra, paramentado como mordomo, já abrindo as enormes cortinas. "O tempo que o senhor passa com seus colegas aventureiros vai acabar com sua saúde", diz. Ao ouvir tanto barulho, Emma acorda, olha para Jake e dispara: "Tony, por que acordou tão cedo?" Ele devolve o olhar, perplexo: "Pepper, você não vai acreditar no sonho que eu tive…"

Ok, existe um motivo para eu não escrever filmes para a Marvel, não me julgue! A verdade é que será um ano divertido, com teorias que eu garanto que serão ainda mais absurdas do que qualquer coisa que eu tenha especulado aqui. Compartilhe as suas e a gente vê, em pouco menos de um ano, como o estúdio vai fazer para nos surpreender de novo. "Com Guerra Infinita a gente queria quebrar seu coração", disseram os diretores. "Com o próximo filme, queremos explodir sua mente!"

Sobre o autor

Roberto Sadovski é jornalista e crítico de cinema. Por mais de uma década, comandou a revista sobre cinema "SET". Colaborou com a revista inglesa "Empire", além das nacionais "Playboy", "GQ", "Monet", "VIP", "BillBoard", "Lola" e "Contigo". Também dirigiu a redação da revista "Sexy" e escreveu o eBook "Cem Filmes Para Ver e Rever... Sempre".

Sobre o blog

Cinema, entretenimento, cultura pop e bom humor dão o tom deste blog, que traz lançamentos, entrevistas e notícias sob um ponto de vista muito particular.