Topo

Shazam! vs. Aquaman: quase deu empate na batalha dos trailers da DC

Roberto Sadovski

21/07/2018 18h44

A palavra-chave nas apresentações da DC durante a San Diego Comic-Con foi "humor". É o elemento óbvio que, ausente dos filmes do Universo Estendido DC, causou seu naufrágio – Mulher-Maravilha se sobressaindo como único momento de triunfo. Com 2018 servindo para os executivos "arrumarem a casa", o estúdio aproveitou o maior evento nerd do planeta (e a total ausência da concorrência) para revelar suas armas para continuar a batalha nas bilheterias. Se Mulher-Maravilha 1984 não ganhou trailer (mas teve algumas imagens reveladas para cerca de 7 mil fãs que acompanharam a apresentação do filme), a festa ficou mesmo com Aquaman e Shazam!, próximas aventuras da DC no cinema. Ainda é (muito) cedo para tirar quaisquer conclusões, mas o jogo, por enquanto, está empatado. Os dois previews abusaram de cor e de humor, mandam uma história de origem… mas um deles levou uma leve vantagem. Como ambos jogam em casa, tá tudo certo. Vamos a eles.

AQUAMAN

Eu estava muito curioso com o que o diretor James Wan estava cozinhando para o primeiro filme do Monarca dos Mares. Wan é um realizador inventivo e ambicioso, criando para a própria Warner um universo de terror (de Invocação do Mal a Annabelle ao novo A Freira) e conduzindo com habilidade uma das maiores séries do cinema atual (ele assinou Velozes & Furiosos 7). O que impressiona de cara no trailer de Aquaman é sua clareza: a escolha por cores claras e um tom leve o afastam radicalmente da estética estabelecida por Zack Snyder em Batman vs Superman ou Liga da Justiça. Como é um filme de origem, Aquaman também não menciona nenhum dos outros heróis da Terra. Vou além: a estrutura da trama sugere que, neste mundo, o herói dos oceanos é o único ser superpoderoso a se revelar ao mundo.

A trama não tem rodeios. Arthur Curry (Jason Momoa) é o híbrido de um faroleiro com a rainha atlante e, criado como humano, precisa retomar sua herança como rei da Atlântida para impedir a guerra planejada por seu meio-irmão, Orm (Patrick Wilson), contra o mundo da superfície. Por mais que Momoa tenha personalidade, porém, falta uma fagulha de carisma a seu Aquaman, e os efeitos visuais que materializam a arquitetura complexa do reino subaquático ainda deixam a desejar. A coisa se amarra com uma batalha gigantesca, com ecos de O Senhor dos Anéis, com criaturas monstruosas e todo tipo de vida marinha colidindo pelo futuro do planeta. Falta empolgação para mobilizar público além dos fãs hardcore da DC, mas James Wan ainda merece o benefício da dúvida. Aquaman chega por aqui em 20 de dezembro.

SHAZAM!

Se Aquaman bateu na trave, Shazam! parece um golaço da DC. A adaptação do super-herói criado por C.C. Beck e Bill Parker em 1939, ainda como Capitão Marvel, trouxe um climão de novidade que é justamente o que as aventuras da turma com fantasias coloridas precisa – principalmente a DC, desesperada para perder a pecha de "sombria e realista". O que o diretor David F. Sandberg apresenta é o oposto total, uma aventura para toda a família que combina drama e humor, ação e comédia. Não poderia ser diferente, já que o filme narra a história de um adolescente, o órfão Billy Batson (Asher Angel), que é escolhido pelo mago Shazam (Djimon Hounsou) para ser o campeão da Terra: basta que ele repita seu nome para ganhar corpo de adulto e poderes mágicos, como superforça e habilidade de voar – sem deixar de ser um moleque.

É esse o tom enfatizado neste primeiro trailer, com Billy, agora transformado no poderoso Shazam (Zachary Levi) lidando com essa nova realidade. No meio do caminho, ele testa seus poderes ao lado do amigo Freddy Freeman (Jack Dylan Grazer) e rende uma infinidade de gags e tiradas engraçadas. Shazam!, por outro lado, não parece dever no quesito ação, com o herói enfrentando um supervilão, o maligno Dr. Sivana (é SIVANA, não SILVANA, interpretado por Mark Strong) ao mesmo tempo que precisa amadurecer, aprender a usar suas habilidades e se tornar o Mortal Mais Poderoso da Terra. O curioso é que o filme deixa de lado completamente o nome original do herói, Capitão Marvel (por motivos óbvios), o que os quadrinhos fizeram em definitivo com a reformulação do personagem por Geoff Johns e Gary Frank como parte dos Novos 52 da DC – série usada como base para a aventura nos cinemas. Shazam! parece a ruptura definitiva da DC com o mundo sofrido e sóbrio iniciado nos cinemas em O Homem de Aço e promete um caminho novo e mais empolgante. Shazam! estreia no Brasil em 5 de abril.

Sobre o autor

Roberto Sadovski é jornalista e crítico de cinema. Por mais de uma década, comandou a revista sobre cinema "SET". Colaborou com a revista inglesa "Empire", além das nacionais "Playboy", "GQ", "Monet", "VIP", "BillBoard", "Lola" e "Contigo". Também dirigiu a redação da revista "Sexy" e escreveu o eBook "Cem Filmes Para Ver e Rever... Sempre".

Sobre o blog

Cinema, entretenimento, cultura pop e bom humor dão o tom deste blog, que traz lançamentos, entrevistas e notícias sob um ponto de vista muito particular.