Topo

15 Easter Eggs bacanas para você não perder em Vingadores: Ultimato

Roberto Sadovski

02/05/2019 05h53

A essa altura, o mundo e seu vizinho já conferiu Vingadores: Ultimato. O filme dos irmãos Joe e Anthony Russo não só fecha a primeira grande saga da Marvel no cinema – com 22 filmes ao longo de onze anos -, como também serve como uma versão gigantesca de Onde Está Wally?, a série de livros em que o personagem-título está escondido em meio a multidões caóticas. Cada cena em Ultimato, portanto, pode trazer um easter egg, alguma surpresa que faz referência ou às histórias em quadrinhos que inspiraram os filmes, ou aos próprios longas do Universo Cinematográfico Marvel (o MCU), ou ainda alguma fatia de cultura pop.

O listão abaixo traz alguns easter eggs nível hard, dos mais óbvios ao estilo "como é que eu não notei isso" aos complicados, que jamais seriam percebidos em uma primeira sessão do filme. Nem preciso dizer que a lista traz SPOILERS PESADOS de Vingadores: Ultimato. Fica então o aviso: se você ainda não viu o filme, melhor garantir sua sessão antes de bater com os olhos aí embaixo. Se você já viu, garanto que vai querer um repeteco nem que seja para prestar atenção a algum detalhe que tenha escapado. Ah, e se você viu algo muito bacana que não está na lista, compartilhe nos comentários! Rufando os tambores…

1. A FESTA COMEÇA NO LOGO

O logo da Marvel está em sua terceira encarnação, passando pelo básico apresentado em Homem de Ferro (basicamente o mesmo inaugurado em Homem-Aranha, de 2002, com a adição de um "studios"), um mais bacana mostrado em Thor: O Mundo Sombrio, até a versão atual mostrada em Doutor Estranho. A diferença é que o logo, ao contrário de suas versões anteriores, deixa de fora toda e qualquer imagem dos heróis apagados pelo estalar de dedos de Thanos em Guerra Infinita.

2. O CRIADOR DO TIRANO

Já falamos aqui no UOL como o diretor Joe Russo faz uma ponta como o primeiro personagem abertamente gay do MCU, um dos atendentes de um grupo de apoio para sobreviventes. No mesmo grupo, encabeçado por Steve Rogers, surge um sujeito careca, de óculos e barba: é o roteirista e desenhista Jim Starlin, que criou Thanos para a Marvel na edição 55 de The Invincible Iron Man em 1973.

3. A ROUPA FAZ O ROCKET

Depois de experimentar trajes diferentes em dois Guardiões da Galáxia, Rocket finalmente aparece usando seu uniforme clássico no cinema: o uniforme que ele usa na formação da equipe de 2008, surgida depois da minissérie Aniquilação de Dan Abnett e Andy Lanning – série que foi usada como base para a versão dos Guardiões do MCU. Ainda bem: o traje original de sua criação nos anos 70 era pavoroso…

4. A VAN NO DEPÓSITO

Depois que Scott Lang (Paul Rudd)  ficou preso no Reino Quântico ao final de Homem-Formiga e a Vespa, sua van e seus equipamentos foram guardados em um armazém. O número de série que indica o depósito é 616 – nos quadrinhos, o universo Marvel "tradicional" é batizado com esse número, uma de várias realidades alternativas habitadas por diferentes heróis da editora. A Terra-1610, por exemplo, abrigava as histórias do universo Ultimate, enquanto a Terra-1048 é onde acontece as aventuras do Homem-Aranha do jogo do PS4. Quadrinhos são um negócio esquisito…

5. COMMUNITY NO CINEMA

Antes de abraçar a Marvel no cinema, Joe e Anthony Russo ajudaram a criar a série Community, assinando como produtores executivos e até dirigindo alguns episódios. Atores da série já haviam dado as caras em O Soldado Invernal e em Guerra Civil. Em Ultimato, mais duas estrelas de Community aparecem: Ken Jeong, como o segurança no depósito que guarda a van de Scott Lang; e Yvette Nicole Brown, que trabalha na S.H.I.E.L.D. em 1970 e acha que existe algo muito suspeito em dois sujeitos que ela tromba no elevador – Steve Rogers e Tony Stark.

6. FASHION SENSE

Taika Waititi ganhou uma nova legião de fãs ao dirigir Thor Ragnarok, um dos melhores filmes do MCU. Nos bastidores, o diretor ganhou fama com seu senso estético invejável, marcado por camisetas inacreditáveis, como essa ilustrada por abacaxis. Waititi também é um personagem nos filmes, o guerreiro de pedra Korg, que em Ultimato divide o teto com Thor em Nova Asgard. Adivinha a estampa da camisa preferida de Korg…

7. ASGARD NA TERRA

Depois das tragédias em Thor Ragnarok e em Vingadores: Guerra Infinita, os sobreviventes de Asgard recolhem-se em um vilarejo na Noruega, Tonsberg. Não por coincidência, é a mesma cidade em que o Caveira Vermelha busca o Tesseract no começo de Capitão América: O Primeiro Vingador. Nos quadrinhos, Asgard também passou um período na Terra, mas como uma fortaleza flutuante num campo em Oklahoma.

8. CÉREBRO E MÚSCULOS

Vingadores: Ultimato marca o desfecho de um arco dramático iniciado em Thor Ragnarok, que define o destino de Bruce Banner, o Hulk. Na aventura espacial ao lado do Deus do Trovão, é revelado que o gigante esmeralda não revertia à forma humana há dois anos – mas depois de ser derrotado em combate por Thanos no começo de Guerra Infinita, o Hulk não surgiu mais na vida de Banner. Ultimato resolve a questão, com o cientista encontrando uma forma de manter o corpo poderoso irradiado por radiação gama, sem perder sua inteligência. Nos quadrinhos, o "Professor Hulk" foi apresentado na edição 377 de The Incredible Hulk, escrita em 1991 por Peter David. Em Ultimato o professor usa até uma camiseta preta igual a dos gibis quando ele volta no tempo em sua missão em Nova York.

9. THE DUDE

Quando Thor ressurge em Ultimato cinco anos depois da vitória de Thanos, o Deus do Trovão está mergulhado em culpa – e em cerveja. Como resultado, o físico divino dá lugar a uma pança considerável, adornada por cabelos e barba que não veem um trato há anos. Parte da plateia mata a referência antes mesmo que Tony Stark o chame de Lebowski, referência ao clássico moderno O Grande Lebowski, dirigido pelos irmãos Coen em 1998. Curiosamente, o personagem, apelidado The Dude, é interpretado pelo mesmo Jeff Bridges que foi Obadiah Stane, o Monge de Ferro, vilão do primeiro Homem de Ferro.

10. SALVE A HYDRA!

Uma das melhores cenas de Capitão América: O Soldado Invernal é a luta em um elevador do herói contra os casca-grossa da S.T.R.I.K.E., agentes infiltrados da organização criminosa HYDRA na S.H.I.E.L.D.. Em Ultimato, o Capitão se encontra de novo em um elevador com os mesmos elementos e parece que vai rolar outro quebra-pau – até que Rogers sussurra no ouvido do agente e traidor Jasper Sitwell uma frase familiar: "Salve a Hydra". Confusos, os bandidos deixam o herói partir com o cetro de Loki. A cena não só mostra a evolução do Capitão ao longo do MCU, como também é uma referência à série nos quadrinhos Império Secreto, que em 2017 transformou de fato o herói em um agente da HYDRA.

11. TRAMBOLHO CLÁSSICO

Essa está na categoria piscou-perdeu. Quando Steve Rogers e Tony Stark voltam para 1970 em busca do Tesseract e das partículas Pym que possibilitam a viagem no tempo, vemos de relance o cientista Hank Pym (um Michael Douglas absurdamente jovem) em seu laboratório. Em sua mesa, o capacete original do Homem-Formiga, um trambolho de lata que, ainda bem, ganhou uma bem-vinda atualização.

12. O PESO DO MUNDO

Quando Thanos viaja no tempo (sim, a coisa é levemente confusa) e ataca a sede dos Vingadores em 2023, o Hulk é soterrado ao lado de James Rhodes, o Máquina de Combate, de Rocket e do Homem-Formiga. Para não deixar seus companheiros morrerem esmagados, o gigante esmeralda segura o peso inteiro dos destroços fumegantes, embaixo de toneladas de entulhos, literalmente em suas costas. A cena é uma referência à série Guerras Secretas, de 1984, em que heróis e vilões são levados a um mundo alienígena para um combate final. Na quarta edição, uma montanha é arremessada sobre os Vingadores e o Quarteto Fantástico, cabendo ao Hulk sustentar todo o peso enquanto seus companheiros bolam uma saída.

13. HOWARD, O VINGADOR

Na batalha climática de Ultimato, o Capitão América lidera um verdadeiro exército de Vingadores contra as forças de Thanos. Quando os heróis que voltaram do pó entram em cena por portais convocados pelo Doutor Estranho e outros magos, eis que Howard, o pato, junta-se à batalha: ele pode ser visto à direita da tela, logo quando Hope Van Dyne (Evangeline Lilly), a Vespa, ressurge triunfante. Tecnicamente, Howard foi protagonista do primeiro filme da Marvel para o cinema (produzido por George Lucas em 1986, mas melhor deixar quieto…) e foi resgatado por James Gunn na cena pós-créditos de Guardiões da Galáxia, reaparecendo em sua sequência. Sua participação em Ultimato faz dele oficialmente um… Vingador?

14. FUNERAL PARA O MECÂNICO

Tony Stark sacrifica sua vida para salvar o universo ao fim de Ultimato, e sua despedida é agridoce, uma cerimônia que traz praticamente todos os jogadores principais no tabuleiro do MCU. Entre aqueles em luto, surge um garoto quase anônimo. Quase… É Harley Keener (Ty Simpkins), o garoto que ajudou Stark em sua luta contra o Mandarim em Homem de Ferro 3. Não só ele está bem crescidinho, como é fácil cravar que os dois mantiveram contato nos anos seguintes. Fica a dúvida: o que será que Stark ensinou a Harley, que desde criança já se mostrava um inventor habilidoso?

15. TODA JORNADA CHEGA AO FIM

Vingadores: Ultimato quebra uma tradição ao não trazer uma cena pós-créditos. Como já publicamos no UOL, Anthony e Joe Russo nunca cogitaram a cena extra por se tratar do fim deste capítulo no universo da Marvel no cinema. Todo fim, claro, é também um começo, e os Russo optaram por marcar o momento com um som familiar, crescendo ao longo da trilha sonora quando os créditos terminam: o som metálico de Tony Stark forjando sua primeira armadura, enquanto enclausurado em uma caverna no primeiro Homem de Ferro. Agora, o futuro!

Sobre o autor

Roberto Sadovski é jornalista e crítico de cinema. Por mais de uma década, comandou a revista sobre cinema "SET". Colaborou com a revista inglesa "Empire", além das nacionais "Playboy", "GQ", "Monet", "VIP", "BillBoard", "Lola" e "Contigo". Também dirigiu a redação da revista "Sexy" e escreveu o eBook "Cem Filmes Para Ver e Rever... Sempre".

Sobre o blog

Cinema, entretenimento, cultura pop e bom humor dão o tom deste blog, que traz lançamentos, entrevistas e notícias sob um ponto de vista muito particular.