Topo

Himesh Patel, de Yesterday: "Meu medo era estragar as canções dos Beatles"

Roberto Sadovski

04/09/2019 17h03

Himesh Patel não é parente de Dev Patel. Mas o mundo trabalha em torno de coincidências cósmicas ao revelar dois atores britânicos de descendência indiana em filmes dirigidos por Danny Boyle. Dev foi o protagonista do festejado Quem Quer Ser um Milionário?, de 2008. Himesh agora é apresentado ao mundo como Jack Malik. o músico que, depois de um evento global bizarro, torna-se a única pessoa que lembra dos Beatles na comédia romântica Yesterday. Com o quarteto de Liverpool varrido da existência, cabe a Jack, músico frustrado, trazer ao mundo suas canções, assumindo sua autoria e, no processo, tornando-se um ídolo pop mundial. A decisão, entretanto, não chega sem uma dose de culpa, causando uma cisão que por fim pode lhe custar o amor de sua melhor amiga, Ellie (Lily James).

"O que Jack sentiu foi o peso da responsabilidade", conta Himesh, que conversou comigo em Londres pouco antes da estreia mundial de Yesterday. "Mas também existe um pouco de ego na equação. Mas Jack em nenhum momento se questiona se deveria ou não fazer o que fez: ele sabe que, do contrário, o mundo seria privado das músicas dos Beatles." O ator, que também gravou as canções para o filme, sentiu na pele essa responsabilidade ao entrar no estúdio. "Regravar tantas canções icônicas foi uma alegria e uma celebração", lembra, empolgado. "É possível traçar nossa linha do tempo usando músicas dos Beatles, é incrível como elas despertam tantas emoções e sentimentos, como dão corpo a um sentimento que parece etéreo. E cada uma delas é icônica mesmo separada do conjunto, o talento em sua composição é altíssimo! As músicas são um presente e eu não queria estragar."

Patel em EastEnders, novelão inglês em que ele trabalhou por quase uma década

Himesh Patel nasceu em 1990 em Cambridge-shire, filho de imigrantes indianos que incentivaram seu talento para o teatro quando ele tinha 11 anos. A oportunidade veio quando ele tinha 16 anos, ao fazer um teste para o novelão EastEnders, um dos programas mais populares da BBC, no ar desde 1985. Ao atualizar sua narrativa para a Londres do século 21, mais moderna e mais diversa, EastEnders colocou Himesh no papel do estudante Tamwar Masood que, entre 2007 e 2016, foi desenvolvido como um dos personagens secundários mais fortes da série. Ao encerrar seu relacionamento com a série depois de quase uma década, Patel continuou rodando curtas para explorar outras possibilidades dramáticas, estreando nos palcos em 2017 na peça Don Juan in Soho ao lado de David Tennant. Ele voltou à TV britânica na minissérie Damned, em que assumia um papel mais maduro, e em episódios de Climaxed e Motherland, chegando a emprestar sua voz para uma história em áudio do icônico Doctor Who.

Tímido e reservado, Himesh ganhou o papel de Jack Malik, segundo o diretor Danny Boyle, ao transmitir "uma sensação ao mesmo tempo estranha e familiar" com sua interpretação das canções dos Beatles. "Era exatamente o que os personagens sentiam, e era exatamente o que eu queria que o público sentisse", comentou o diretor. Yesterday surgiu quando Boyle, ao lado do roteirista Richard Curtis, imaginaram como seria terrível um mundo sem o trabalho escrito e gravado por John, Paul, George e Ringo, o que é corroborado por Patel. "Imaginar nossa vida sem os Beatles seria doloroso", ressalta o ator. "Perderíamos parte de nossa identidade, e nem quero pensar em outros artistas que se inspiraram neles, nenhum existiria!" Curiosamente, um dos exercícios bolados por Boyle para seu elenco era justamente lembrar da obra do grupo sob pressão. "Danny pedia para lembrar de músicas e de letras em 30 segundos, e eu achei que seria fácil", recorda Himesh. "Foi quando eu entendi o trauma de Jack, depois de ser atropelado por um ônibus, de carregar o fardo de ser o único a lembrar dos Beatles. Eu não lembrei de 'Hey Jude'! A letra de 'Eleanor Rigby' ficou embaralhada, e usamos isso no filme. Estou aqui contigo tentando lembrar a letra de 'Penny Lane' e não está fácil!"

O som e a fúria de Yesterday!

Assim como Dev Patel, que partiu de Quem Quer Ser um Milionário? para uma carreira eclética, que inclui O Exótico Hotel Marigold, Chappie, Lion e o recente Atentado ao Hotel Taj Mahal, Himesh Patel está aproveitando o momento para exercitar seus músculos cênicos. Ainda este ano ele trabalha em The Aeronauts, aventura de época produzida pela Amazon, ao lado de Felicity Jones e Eddie Redmayne. Apegado às suas raízes, ele rodou a minissérie The Luminaries como protagonista dessa adaptação do livro de Eleanor Catton sobre a corrida do ouro na Nova Zelândia de meados do séculos 19, e tem na gaveta o piloto da série de ficção científica Avenue 5, ao lado de Hugh Laurie. Ano que vem ele volta aos cinemas em grande companhia no misterioso Tenet – novo filme de Christopher Nolan que traz no elenco Robert Pattinson, Aaron Taylor-Johnson, Kenneth Branagh e, claro, Michael Caine. Personagens diversos em projetos diversos. "EastEnders me permitiu falar sobre religião, sobre o que significa para muita gente poder exercer a sua fé", lembra. "Mas nada que eu fiz depois do programa foi definido por minha etnia. Talvez eu tenha muita sorte."

Sobre o autor

Roberto Sadovski é jornalista e crítico de cinema. Por mais de uma década, comandou a revista sobre cinema "SET". Colaborou com a revista inglesa "Empire", além das nacionais "Playboy", "GQ", "Monet", "VIP", "BillBoard", "Lola" e "Contigo". Também dirigiu a redação da revista "Sexy" e escreveu o eBook "Cem Filmes Para Ver e Rever... Sempre".

Sobre o blog

Cinema, entretenimento, cultura pop e bom humor dão o tom deste blog, que traz lançamentos, entrevistas e notícias sob um ponto de vista muito particular.