Assassin's Creed e o ano mais nerd da história...
O fenômeno se repete sem periodicidade definida. Às vezes acontece de mansinho; outras, explode já na antecipação. Recentemente a coisa tomou proporções épicas, e tem data para acontecer de novo: 2015. Explico. Alguns anos são mais fortuitos que outros para concentrar talento, fantasia, ficção científica e febre geek. É quando as estrelas se alinham e uma cadeia com filmes incríveis que se atropelam é o bastante para deixar os fãs do cinema pop e festivo salivando. 1982 foi assim, quando (respira) Conan, O Bárbaro, Blade Runner, Tron, Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan, O Enigma de Outro Mundo, Poltergeist, Rambo: Programado Para Matar e E.T. – O Extraterrestre chegaram aos cinemas. 1999 não ficou atrás, trazendo Matrix, Star Wars: A Ameaça Fantasma (ei, ninguém sabia nada sobre Jar Jar Binks ou midiclorians antes do filme estrear), Quero Ser John Malkovich, A Bruxa de Blair, Clube da Luta, O Sexto Sentido e O Gigante de Ferro (e fica a sugestão para você fazer duas maratonas bacanas em casa).
Em 2015, atores de alto calibre e realizadores consagrados abraçam projetos antes relegados a uma fatia menos laureada do cinemão. Caso em questão: Michael Fassbender assumindo a produção e o protagonista da versão para cinema do game Assassin's Creed. Não é pouca coisa. Não que Fassbender não tenha colocado suas manguinhas nerds de fora antes (ele esteve em 300 e foi Magneto em X-Men Primeira Classe), mas até então sua fama era em filmes mais adequados à temporada de premiações do cinema "sério" do que nas aventuras refri-e-pipoca do verão americano. Sem falar que, desde que Super Mario Bros. causou vergonha alheia mundial em 1993, nenhum filme baseado em games tirou o subgênero do gueto dos maníacos – ao contrário de, digamos, os filmes de super-heróis, que cavaram seu nicho de forma bacana.
Assassin's Creed pode mudar tudo. Primeiro, o roteiros dos jogos é ficção científica em estado bruto – e é uma trama de primeira! Desmond Miles é descendente de uma longa linhagens de assassinos – mas nunca abraçou o estilo de vida da família e vive como bartender. Mas uma multinacional malvadona, ligada à ordem dos Cavaleiros Templários, precisa descobrir a localização de artefatos escondidos no passado. Desmond é raptado e conectado a uma máquina que coloca sua mente no corpo de seus ancestrais. A trama segue então duas linhas temporais, no passado e no presente, nas quais Desmond vê a linha tênue que separa suas várias vidas ser gradualmente apagada – ao mesmo tempo em que precisa descobrir quem realmente é o vilão da história. Com forte embasamento em fatos históricos, e reconstrução de época detalhada, Assassin's Creed traz o equilíbrio perfeito entre ação e densidade que pode fazer com que o gênero dê o passo crucial para o reconhecimento. Michael Fassbender acredita nisso – a Fox, que vai bancar o projeto, também. E já separou 22 de maio de 2015 para a estréia do que pode ser uma série nova e lucrativa.
A data, por sinal, pode ser abocanhada por outro filme de 2015: o feriado do Memorial Day é quando, historicamente, os filmes da saga Star Wars estreiam. Não deve ser diferente com Episódio VII, e a escolha da Fox (que tinha os direitos do épico espacial de George Lucas) para Assassin's Creed justamente neste dia pode ser provocação. Mas não é difícil adivinhar quem vai piscar primeiro se a Disney, nova dona da Lucasfilm, firmar o pé na mesma data para o filme a ser dirigido por J.J. Abrams – de longe a produção mais esperada da história. Star Wars: Episódio VII não é o único filme com dia de lançamento indefinido em 2015, e a lista é surreal. Vai de Avatar 2 a Jurassic Park IV, passando por Doc Savage (a ser dirigido por Shane Black, de Homem de Ferro 3), Missão Impossível V, as continuações de Prometheus e Branca de Neve e o Caçador, a versão para cinema de WarCraft e, se os executivos da Warner e da DC acertarem o passo, Liga da Justiça. O resto dá para anotar na agenda – e eu acredito que ainda não seja o fim…
Beware the Night (16 de janeiro): policial investiga possessões demoníacas, exorcismos e outras ocorrências sobrenaturais. Com Eric Bana e Olivia Munn.
Quarteto Fantástico (6 de março): reboot da série da Marvel, agora pelo diretor Josh Trank (Poder Sem Limites).
Os Vingadores 2 (1 de maio): preciso dizer o que é?
B.O.O.: Bureau of Otherwordly Operations (5 de junho): animação com um FBI de fantasmas e a voz de Seth Rogen.
Piratas do Caribe 5 (10 de julho): Jack Sparrow é Johnny Depp – ou será o contrário? De qualquer forma, ka-ching!
O Homem-Formiga (6 de novembro): A Fase 3 da Marvel terá o herói diminuto dirigido por Edgar Wright.
Jogos Vorazes: A Esperança Parte 2 (20 de novembro): o fim da saga de Katniss Everdeen vai deixar adolescentes de todo o planeta aos prantos.
Procurando Dory (25 de novembro): depois de John Carter, o diretor Andrew Stanton vai reencontrar o sucesso. Eu não duvido.
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