Topo

O Homem-Aranha do cinema será vendido para a Marvel?

Roberto Sadovski

23/05/2013 16h17

A bola da vez essa semana foi um boato que cresceu em progressão geométrica na internet: a Sony venderia o Homem-Aranha cinematográfico para a Marvel (além de se livrar de outras franquias, como Resident Evil) para capitalizar, valorizar as marcas (?) e otimizar a divisão de entretenimento eletrônico da empresa. Mas será que existe um pingo de verdade no papo?

Em uma palavra: não.

A confusão começou quando o investidor Daniel Loeb, que controla um fundo detentor de um naco considerável de ações da Sony, escreveu para o chefe da empresa, Kaz Hirai, com a sugestão da companhia vender de 15 a 20 por cento de suas ações. A venda, na verdade, seria uma oferta pública de ações. A lógica por trás da proposta é: se a procura por ações for alta, significa grande interesse público, o que pode ser revertido em rentabilidade para a empresa.

E só. Em nenhum momento foi sequer considerada a venda do Homem-Aranha – quem hoje em dia, em sua mente sã, colocaria à disposição um título cinematográfico da Marvel? Vale lembrar que a Sony tem os direitos do Cabeça de Teia, enquanto a Fox continua com tudo relacionado aos X-Men e ao Quarteto Fantástico. O resto é da Disney/Marvel.

Ainda assim, a lógica sempre vai para o espaço quando o assunto é um boatão gordo e suculento como esse. "Já imaginaram o Aranha em Vingadores 2?" "Será que os X-Men também vão para a mesa, para que a gente possa ver mega crossovers também no cinema?" E assim, a indústria dos boatos online prospera.

E os filmes de super-heróis, fantasia e ficção científica são terreno próspero para o oba oba. Nem bem um filme é lançado e seus realizadores são bombardeados com perguntas sobre o que vem em seguida, levando à especulação, muitas vezes desmedida, sobre o que vai acontecer em seguida. Pergunto eu perplexo: onde está aquele senso de descoberta, aquela vontade de ser surpreendido, aquela euforia de desobrir alguma coisa, em cena ou nos bastidores, quando elas de fato acontecem? Estou ficando velho…

De qualquer forma, a gente faz o caminho do bom jornalismo e pergunta à fonte. Perguntei a Avi Arad, produtor do Aranha, se havia alguma verdade nesse papo todo da venda dos direitos cinematográficos para a Marvel. Foi isso que ele teve a dizer: "Bobagem. O Homem-Aranha faz parte do legado de muita gente talentosa na Sony. Tudo isso foi uma grande bobagem, exatamente como a Amy Pascal contou ao Ain' t It Cool News. Estamos quase terminando as filmagens do Aranha, em breve teremos coisas bacanas para mostrar a você!". E foi isso.

 

Sobre o autor

Roberto Sadovski é jornalista e crítico de cinema. Por mais de uma década, comandou a revista sobre cinema "SET". Colaborou com a revista inglesa "Empire", além das nacionais "Playboy", "GQ", "Monet", "VIP", "BillBoard", "Lola" e "Contigo". Também dirigiu a redação da revista "Sexy" e escreveu o eBook "Cem Filmes Para Ver e Rever... Sempre".

Sobre o blog

Cinema, entretenimento, cultura pop e bom humor dão o tom deste blog, que traz lançamentos, entrevistas e notícias sob um ponto de vista muito particular.