Topo

Debi, Lóide e duas décadas com Jim Carrey

Roberto Sadovski

19/06/2013 19h22

1994 foi quando o mundo conheceu Jim Carrey. E se tornou mais engraçado por causa disso. Mesmo com a dominação global de Forrest Gump, a consagração de Tarantino em Pulp Fiction e a Disney fazendo Shakespeare com O Rei Leão, o comediante da cara de borracha deixou sua marca literalmente o ano inteiro. Ace Ventura – Um Detetive Diferente estreou sem alarde em fevereiro, faturou cinco vezes seu orçamento e deixou Hollywood coçando a cabeça com aquele sujeito careteiro que, até então, não tivera um papel de destaque sequer no cinema. Em julho foi a vez de O Máscara, adaptação dos quadrinhos da Dark Horse (numa época em que adaptação de uma HQ não era o oba oba de hoje) que, com a combinação esperta do talento gigante de Carrey e efeitos especiais de ponta, competiram ombro a ombro com outros gigantes da temporada.

Quando Debi & Lóide: Dois Idiotas em Apuros estreou em dezembro, o mundo já queria mais e mais Jim Carrey – e a comédia fechou as contas como a sexta maior bilheteria do ano. Por isso é de se estranhar que os irmãos Peter e Bobby Farrelly, que também fizeram sua carreira a partir desse filme, tenham demorado tanto a bolar uma continuação. Depois de vários alarmes falsos (e de um "prequel" de 2003 que nenhum dos jogadores originais colocaram o dedo, o horroroso Debi & Lóide 2: Quando Debi Conheceu Lóide), Dumb and Dumber To foi abraçado pela Universal e chega aos cinemas em dezembro do ano que vem, exatos vinte anos depois do original, com os Farrelly, Jeff Daniels (que também teve um 1994 com Velocidade Máxima) e, claro, Carrey.

O mundo, claro, é um lugar diferente. Jim Carrey é um astro de primeira grandeza agora. Ele seguiu 1994 com uma carreira sólida, equilibrando blockbusters como Batman Eternamente, O Mentiroso, Todo Poderoso e O Grinch com pérolas do quilate de O Show de Truman, O Mundo de Andy e Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças. Este ano ele ainda surge em Kick-Ass 2 e na continuação de O Âncora. Mas nenhum de seus trabalhos chegou perto da energia insana mostrada em Debi & Lóide, que continua uma das comédias mais sensacionais dos últimos… vinte anos? Dezembro de 2014 ainda parece longe…

Sobre o autor

Roberto Sadovski é jornalista e crítico de cinema. Por mais de uma década, comandou a revista sobre cinema "SET". Colaborou com a revista inglesa "Empire", além das nacionais "Playboy", "GQ", "Monet", "VIP", "BillBoard", "Lola" e "Contigo". Também dirigiu a redação da revista "Sexy" e escreveu o eBook "Cem Filmes Para Ver e Rever... Sempre".

Sobre o blog

Cinema, entretenimento, cultura pop e bom humor dão o tom deste blog, que traz lançamentos, entrevistas e notícias sob um ponto de vista muito particular.