Topo

HQ De volta para De Volta Para o Futuro imagina como seria o clássico... com Eric Stoltz!

Roberto Sadovski

25/06/2013 17h17

Duas coisas que a gente precisa colocar num altar: a internet e fãs malucos que colocam a internet num altar. Caso em questão: David Guy Levy, que está produzindo uma história em quadrinhos que imagina como seria De Volta Para o Futuro se o protagonista original, Marty McFly, não tivesse sido substituído. É fato. Michael J. Fox, que imortalizou Marty em três filmes, era a escolha original dos produtores e do diretor Robert Zemeckis. Mas seu compromisso com a série de TV Family Ties à época (e quem lembrar do nome horrível em português, fique à vontade para me corrigir) fez com que Eric Stoltz fosse escalado para o papel. Bom, Stoltz não se encaixava na personalidade que Zemeckis e sua equipe buscavam, um acordo foi feito e Fox entrou em cena.

Tudo seria simples, só que não. Eric Stoltz não foi o caso de ator sendo substituído na pré-produção. De Volta Para o Futuro já completava cinco semanas de filmagem quando a troca foi feita. Sobrou até para Melora Hardin, atriz que fazia sua namorada: muito alta para contracenar com Michael J. Fox, ela também recebeu o bilhete azul. O filme foi um sucesso e Michael ficou eternamente ligado à imagem de Marty – o que prova que Zemeckis e cia. estavam certos. Mas… o que aconteceria se?

Eric Stoltz como Marty McFly ao lado de Christopher "Doc Brown" Lloyd

Foi justamente o que pensou David Guy Levy. Em entrevista ao blog Cape Town, ele disse ter se inspirado numa entrevista que Bob Gale, roteirista e produtor de De Volta Para o Futuro, deu em 2001. Nela, recorda Levy, Gale teria se mostrado devastado com a decisão que eles tomaram que, embora correta para o filme, envolveu relações profissionais e pessoais que ficaram estraçalhadas – em especial com Melora, que perdeu o papel sem ter absolutamente nenhuma culpa no processo. De Volta para De Volta Para o Futuro, então, começou a ganhar depois de três anos de trabalho (e dezenas de consultas a advogados de direitos autorais).

Na trama, que Levy inicialmente imaginou como roteiro de um longa, Bob Gale e Melora Hardin voltam no tempo para impedir que Eric Stoltz seja removido do filme. Dividida em uma minissérie em seus edições, Levy vai disponibilizar as três primeiras edições gratuitamente. A segunda metade será vendida, com os fundos revertidos para a Fundação Jovens Escritores nos Estados Unidos – dedicada a promover a paixão pela literatura entre alunos de escolas públicas que aprendem, com roteiristas profissionais, a contar suas próprias histórias. É bacana ser fã, não?

Atores e equipe de De Volta Para o Futuro foram recriados em forma de gibi

Você pode fazer o download da primeira edição da HQ aqui. E visite a página oficial do projeto para saber das futuras edições.

Sobre o autor

Roberto Sadovski é jornalista e crítico de cinema. Por mais de uma década, comandou a revista sobre cinema "SET". Colaborou com a revista inglesa "Empire", além das nacionais "Playboy", "GQ", "Monet", "VIP", "BillBoard", "Lola" e "Contigo". Também dirigiu a redação da revista "Sexy" e escreveu o eBook "Cem Filmes Para Ver e Rever... Sempre".

Sobre o blog

Cinema, entretenimento, cultura pop e bom humor dão o tom deste blog, que traz lançamentos, entrevistas e notícias sob um ponto de vista muito particular.