Topo

Nerdovski: o novo Thor, o legado da Marvel e seu futuro no... Netflix!

Roberto Sadovski

08/11/2013 18h08

Thor: O Mundo Sombrio está em cartaz no Brasil, e eu já falei sobre o filme aqui. Nerdovski, por outro lado, aborda a história da Marvel no cinema, os filmes que fizeram o estúdio se tornar uma potência de blockbusters e os personagens que não fazem parte de seu portfólio no cinema – mesmo fazendo parte do mesmo universo nos quadrinhos. É um mundo bizarro, de direitos autorais e licenciamentos, e a gente só vive nele.

Por falar em Marvel, o estúdio, que faz parte do conglomerado da Disney, fechou um acordo com a Netflix para produzir quatro séries originais no canal a partir de 2015. O plano é traçar séries com treze episódios, apresentando (ou reapresentando) personagens do universo mais, digamos, urbano da Marvel. E são eles…

DEMOLIDOR

Daredevil

O Homem Sem Medo já teve um filme para chamar de seu, com Ben Affleck (o Batman, você sabe…) no papel do advogado cego Matt Murdock, que combate o crime com o uniforme vermelho do herói. A produção de 2003 foi retalhada pelo estúdio e ganhou uma versão do diretor superior em DVD e blu ray. Quando os direitos do personagem voltaram para a Marvel, o diretor Joe Carnaham (Esquadrão Classe A) estava desenvolvendo um reboot. Na TV, principalmente na Netflix, o Demolidor pode ser o vingador urbano dos quadrinhos, em tramas mais violentas, lidando com crime nas ruas.

PUNHO DE FERRO

3048977-immortal-iron-fist_957

Por anos um filme com o artista marcial Daniel Rand, que ganha o poder do "punho de ferro" ao absorver o coração místico de um dragão (!), esteve em desenvolvimento, com Ray Park (Darth Maul, Snake Eyes) ligado ao personagem. Não era para ser. Nos quadrinhos, Rand é herdeiro de uma fortuna e combate o crime em aventuras que misturam os becos de Nova York com a magia da cidade perdida de Kun Lun. Amigo do Demolidor (olha só…), ele já se vestiu como o Homem Sem Medo várias vezes para ajudar Matt Murdock a preservar sua identidade secreta.

LUKE CAGE

vrvtzs

Preso por um crime que não cometeu – mesmo que ele mesmo tenha sido um criminoso –, Luke Cage aceitou ser cobaia de uma experiência para abreviar sua vida na cadeia. Ganhando super força e uma pele invulnerável, ele passou a oferecer seus serviços como um Herói de Aluguel, trabalhando basicamente no Harlem, em Nova York. No cinema, Cage ficou em desenvolvimento por anos pela Sony, com Tyrese Gibson dizendo dezenas de vezes o quanto queria ser o herói. Nos quadrinhos, ele foi parceiro do Punho de Ferro (olha só…) e terminou como membro dos Vingadores.

JESSICA JONES

image_gallery

A série de quadrinhos protagonizada por Jessica Jones se chamava Alias. Quando a Marvel fez planos de levar suas aventuras para a TV há alguns anos, pintou um probleminha com títulos iguais (JJ Abrams que o diga). Enfim, Jessica Jones é uma investigadora particular que calha de ter superpoderes – mas odeia isso, não os usa e abandonou a carreira como super-heroína anos e anos antes. Uma das melhores personagens da Marvel dos últimos anos, ela nos quadrinhos é casada com Luke Cage (olha só…), tem uma língua afiada e não leva desaforo para casa.

Bônus round: OS DEFENSORES

A idéia da Marvel é coroar os quatro programas com uma minissérie que juntaria todos os combatentes urbanos no mesmo teto, batizada Os Defensores. A alcunha já foi usada de diversas formas diferentes nos quadrinhos. Primeiro como um grupo que reuniu o Dr. Estranho, Namor e Hulk (mais o Surfista Prateado), depois como um coletivo (palavra da moda) de heróis unidos ao acaso, mas sem a pompa (ou o poder de fogo) dos Vingadores. Fiquei curioso para ver como a parceria Disney/Marvel/Netflix vai interagir com o universo desenhado no cinema e com as séries que já existem na TV (até agora uma só, Agentes da SHIELD). Enquanto isso, na Sala de Justiça….

Sobre o autor

Roberto Sadovski é jornalista e crítico de cinema. Por mais de uma década, comandou a revista sobre cinema "SET". Colaborou com a revista inglesa "Empire", além das nacionais "Playboy", "GQ", "Monet", "VIP", "BillBoard", "Lola" e "Contigo". Também dirigiu a redação da revista "Sexy" e escreveu o eBook "Cem Filmes Para Ver e Rever... Sempre".

Sobre o blog

Cinema, entretenimento, cultura pop e bom humor dão o tom deste blog, que traz lançamentos, entrevistas e notícias sob um ponto de vista muito particular.