Topo

Angelina Jolie mira no Oscar com Unbroken, seu segundo filme como diretora

Roberto Sadovski

17/02/2014 07h19

Angelina Jolie e Louis Zamperini, seu biografado em Unbroken

Angelina Jolie e Louis Zamperini, seu biografado em Unbroken

Angelina Jolie é uma estrela de cinema incomum. Ela tinha todo um caminho de blockbusters traçado, mas Tomb Raider a levou para o Camboja, e de lá ela saiu mudada para sempre. Tornou-se ativista, adotou meia dúzia de crianças pelo mundo e formou uma família com Brad Pitt. Ao mesmo tempo, continuou equilibrando o trabalho como leading lady (Sr. & Sra Smith, O Procurado e Salt, por exemplo, pagam as contas) com novos desafios, como a direção. Na Terra de Amor e Ódio foi um exercício interessante, que a fez molhar os pés atrás das câmeras. Com Unbroken, por outro lado, a coisa parece que vai ficar séria.

Seu novo filme, em que ela também assina como produtora, é a biografia do atleta olímpico Louis Zamperini, que após competir nos jogos de 1936 foi defender sua bandeira como piloto na Segunda Guerra Mundial. Abatido em combate, sobreviveu à queda do avião e foi capturado pelos japoneses, mantido em um campo de prisioneiros. É uma história de superação, bem ao gosto da Academia, que Angelina parece conduzir com elegância. Para mostrar que ela leva o novo ofício a sério, a diretora convocou o fotógrafo Roger Deakins (Um Sonho de Liberdade, Os Suspeitos) para comandar a câmera de Unbroken. O roteiro do filme tem o dedo dos irmãos Joel e Ethan Coen. Não é por falta de pedigree que ela vai falhar.

O primeiro trailer do filme, por sinal, é incomum como sua realizadora. Fotos e vídeos de época de Zamperini surgem misturado com imagens filmadas por Angelina Jolie, amarrados por uma narração que enaltece o espírito indomável do homem ante as adversidades. Não por acaso, o trailer chega à internet em meio às Olimpíadas de Inverno, em andamento na Rússia. Unbroken chega aos cinemas no Natal deste ano – mirando, nada sutilmente, o Oscar de 2015. Para quem gosta de ver o semblante da atriz em cena, nada tema. Aos 38 anos, Angelina Jolie, estrela de Hollywood, não parece disposta a abandonar seu trampo principal: Maléfica, da Disney, estréia em 30 de maio.

Sobre o autor

Roberto Sadovski é jornalista e crítico de cinema. Por mais de uma década, comandou a revista sobre cinema "SET". Colaborou com a revista inglesa "Empire", além das nacionais "Playboy", "GQ", "Monet", "VIP", "BillBoard", "Lola" e "Contigo". Também dirigiu a redação da revista "Sexy" e escreveu o eBook "Cem Filmes Para Ver e Rever... Sempre".

Sobre o blog

Cinema, entretenimento, cultura pop e bom humor dão o tom deste blog, que traz lançamentos, entrevistas e notícias sob um ponto de vista muito particular.