Topo

Lupita Nyong’o pode estar no novo Star Wars. Acredite, ela precisa...

Roberto Sadovski

16/03/2014 15h39

lupita-nyongo

Enquanto esquentam os motores para as filmagens de Star Wars: Episódio VII, o mundo se coça atrás de notícias. Qualquer uma. Mas J.J. Abrams e sua equipe são adeptos do "menos é mais", e pode contar que tudo sobre a continuação da saga da família Skywalker será liberado a conta gotas. O que sabemos? Que o filme estreia dia 18 de dezembro de 2015. E só. De resto, especulação por parte dos fanboys, a esperança de um novo filme centrado em uma última grande aventura dos protagonistas da trilogia clássica (Harrison Ford, Carrie Fisher e Mark Hamill) e muita responsabilidade nos ombros de Abrams, que tem a tarefa de dar nova vida a uma de suas paixões de criança.

Ah, e Episódio VII também aponta um trabalho a longo prazo para uma vencedora do Oscar simpática e talentosa.

O Latino Review soltou o boato que Lupita Nyong'o, vencedora da estatueta de melhor atriz coadjuvante por 12 Anos de Escravidão, está na disputa por um dos papéis centrais no novo filme – e além. Um "não podemos comentar" por parte de seus representantes joga mais lenha na fogueira. O Hollywood Reporter corrobora o papo, informando que a atriz encontrou J.J. ainda antes de empacotar um Oscar. Seu papel, claro, é um mistério. Ela pode ser uma Sith, trabalhando ao lado do vilão que pode terminar nas mãos de Adam Driver (Inside Llewys Davis). Ela pode ser descendente de Obi-Wan Kenobi. No fim das contas, ela pode não ser nada disso. Pode até não estar no novo Star Wars!

Lupita rala em 12 Anos de Escravidão

Lupita rala em 12 Anos de Escravidão

Mas é inegável que um papel na série mais pop e relevante do cinema moderno só traria benesses para Lupita. Apesar de ser talentosa e premiada, seu currículo pós-12 Anos de Escravidão se resume a um papel coadjuvante e praticamente mudo em Sem Escalas, bobagem de ação com Liam Neeson em cartaz por aqui. Ela esteve entre as atrizes que poderiam assumir o papel de Tiger Lily em Pan, de Joe Wright (este terminou nas mãos de Rooney Mara). Também está na disputa para um papel em The Whole Truth, um drama de tribunal com Daniel Craig. Existe uma petição para que Lupita assuma o papel da mutante Tempestade no lugar de Halle Berry nos próximos X-Men. Talvez, talvez, talvez.

Ganhar um Oscar pode ser algo perigoso. Marisa Tomei, premiada por Meu Primo Vinny, levou anos para se restabelecer como atriz de respeito. Hilary Swank tem duas estatuetas (por Meninos Não Choram e Menina de Ouro) e parece não encontrar chão em sua carreira. E eu nem lembrava que Geena Davis, Mira Sorvino, Marlee Matlin e Mercedes Reuhl haviam sido premiadas. Star Wars, apesar da trajetória errática de Fisher e Hamill, é um "trabalho para a vida toda". Trabalhando de maneira esperta com as possibilidades pode fazer maravilhas – Natalie Portman que o diga! Lupita Nyong'o tem o talento e a leveza que, equilibrados, podem levá-la para além da "galáxia muito, muito distante".

Sobre o autor

Roberto Sadovski é jornalista e crítico de cinema. Por mais de uma década, comandou a revista sobre cinema "SET". Colaborou com a revista inglesa "Empire", além das nacionais "Playboy", "GQ", "Monet", "VIP", "BillBoard", "Lola" e "Contigo". Também dirigiu a redação da revista "Sexy" e escreveu o eBook "Cem Filmes Para Ver e Rever... Sempre".

Sobre o blog

Cinema, entretenimento, cultura pop e bom humor dão o tom deste blog, que traz lançamentos, entrevistas e notícias sob um ponto de vista muito particular.