Topo

Novo trailer de X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido aponta para o amanhã

Roberto Sadovski

24/03/2014 22h22

x_men_days_of_future_past

X-Men nunca foi um grande sucesso. Apesar de gigantes nos quadrinhos, desde que a série começou no cinema em 2000, com o filme que transformou Hugh Jackman em astro, a bilheteria mundial nunca bateu em 500 milhões de dólares. O maior sucesso da série ainda é X-Men: O Confronto Final, versão aguada da Saga da Fênix que Brett Ratner dirigiu em 2006. Para deixar a coisa clara, os mutantes no cinema estão assim:

X-Men: O Confronto Final (Brett Ratner, 2006): 460 milhões de dólares

Wolverine Imortal (James Mangold, 2013): 415 milhões de dólares

X2 (Bryan Singer, 2003): 408 milhões de dólares

X-Men Origens Wolverine (Gavin Hood, 2009): 373 milhões de dólares

X-Men: Primeira Classe (Matthew Vaughn, 2011): 353 milhões de dólares

X-Men (Bryan Singer, 2000): 296 milhões de dólares

Isso num mundo em que, só para ficar no exemplo da Marvel, apenas O Incrível Hulk, de 2008, teve uma performance pior. Mas X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido pode mudar esse quadro – e a culpa é de Os Vingadores.

Quando um filme rompe a barreira do bilhão de dólares nas bilheterias, todos os sinais são acesos na concorrência. Quando dois filmes de um universo cinematográfico ultrapassam o valor mágico (Homem de Ferro 3 foi o segundo), quem não se mexer vai engolir poeira. Apesar de pertencer à mesma editora, os X-Men no cinema estão nas mãos de outro estúdio, ficando de fora da máquina implacável da Marvel. Mas o mundo mutante é tão vasto e rico quanto o dos Vingadores, e pode render um universo cinematográfico igualmente diverso e lucrativo. A Fox, dona dos X-Men, demorou a perceber o que tinha em mãos, mas acordou. Dias de Um Futuro Esquecido é uma aposta arriscada e ambiciosa, trazendo uma linha narrativa direto de uma das sagas mais respeitadas dos heróis nos quadrinhos (publicada originalmente nas edições 141 e 142 de Uncanny X-Men, com texto de Chris Claremont e arte de John Byrne) que mistura viagem no tempo e coloca sob o mesmo teto todas as gerações de X-Men do cinema. De Halle Berry, Patrick Stewart e Ian McKellen no filme da virada do século à nova geração de Primeira Classe, encabeçada por Michael Fassbender, James McAvoy e Jennifer Lawrence. No centro de tudo, claro, Wolverine.

X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido traz todos os elementos dos filmes anteriores com esteróides. O escopo é maior; o elenco, interminável. Wolverine viaja ao passado para impedir um evento que compromete o futuro dos X-Men e da humanidade, ambos sob o jugo dos robôs gigantes Sentinelas. A Fox investiu uma fortuna no novo filme, deixou a direção nas mãos de Bryan Singer – e, ao que parece, também o futuro mutante no cinema. Afinal, X-Men: Apocalypse, também de Singer, já está agendado para 2016, com mais um Wolverine dirigido por James Mangold no ano seguinte. E em 2018 o estúdio já reservou data para um de seus filmes da Marvel – que, pelo andar da carruagem, pode ser o encontro dos X-Men com o Quarteto Fantástico.

O novo trailer de X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido, pode ser resumido em uma palavra: épico. Confira!

Trailer legendado de "X-Men: Dias de um Futuro Esquecido"

Sobre o autor

Roberto Sadovski é jornalista e crítico de cinema. Por mais de uma década, comandou a revista sobre cinema "SET". Colaborou com a revista inglesa "Empire", além das nacionais "Playboy", "GQ", "Monet", "VIP", "BillBoard", "Lola" e "Contigo". Também dirigiu a redação da revista "Sexy" e escreveu o eBook "Cem Filmes Para Ver e Rever... Sempre".

Sobre o blog

Cinema, entretenimento, cultura pop e bom humor dão o tom deste blog, que traz lançamentos, entrevistas e notícias sob um ponto de vista muito particular.