Topo

Adeus Harrison Ford: Indiana Jones pode seguir o modelo James Bond

Roberto Sadovski

26/03/2014 19h24

indiana-jones-nutella

Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal não é nem de longe ruim como os fãs gostam de acreditar. Pronto, falei. Ok, tem o Shia LaBeouf nos cipós com os macacos, que é bastante constrangedor. E tem o lance dos alienígenas que não eram alienígenas… e, no fim das contas, eram. Apesar do caminhão de defeitos – e de não arranhar as botas das três aventuras anteriores do arqueólogo –, foi bacana ver Harrison Ford mais uma vez como o herói. Existe uma certa magia em ver um casamento tão perfeito entre ator e personagem. E existe algo perfeito em Ford como Indy. Mas como a perfeição é efêmera, isso também tem data de validade.

Vamos aos fatos. Quando a Disney comprou a Lucasfilm, Star Wars foi o prato principal, a jóia da coroa. Logo as engrenagens entraram em movimento para dar novo fôlego à saga espacial, que volta aos cinemas em 18 de dezembro de 2015, num filme dirigido por J.J. Abrams. Os detalhes são esparsos, mas logo teremos algum anúncio oficial com plot, elenco (possivelmente com o trio original, Ford, Mark Hamill e Carrie Fisher, à frente) e entusiasmo a mil. Mas Indiana Jones estava lá, nas sombras, esperando o chamado às armas. Um contrato de co-produção e distribuição com a Paramount foi resolvido. Harrison Ford, Steven Spielberg e George Lucas parecem concordar que um quinto Indiana Jones é uma boa ideia. Mas o estúdio tem pressa.

O Latino Review aponta que a data limite para começar a produção de uma nova aventura de Indiana Jones está se aproximando. Mesmo com o entusiasmo de Harrison Ford, o fato é que ele não está ficando mais jovem. Caveira de Cristal brincou com isso, mas fica mais e mais difícil para o ator de 71 anos entrar na pele do arqueólogo sem um clima de Os Mercenários assombrando a empreitada – não por acaso, Ford está no terceiro filme que reúne os heróis de ação geriátricos, Sylvester Stallone à frente. A ideia seria encarar Indiana Jones como um James Bond ianque, com a série continuando indefinidamente, reiniciada sempre que necessário com um novo ator usando o chicote e o chapéu. As fontes do LR apontam que o primeiro da fila seria Bradley Cooper – e essa mesma fonte acertou quando, meses atrás, colocou Cooper como a voz de Rocket Racoon em Guardiões da Galáxia.

Será que Bradley Cooper será o novo Indiana Jones?

Será que Bradley Cooper será o novo Indiana Jones?

A ideia de usar o modelo James Bond em Indiana Jones é, em uma palavra, brilhante. O universo do arqueólogo é vasto e não precisa ficar confinado ao mcguffin da ocasião. O personagem já foi além dos confins do cinema não só em uma série de TV, mas também em histórias em quadrinhos e, principalmente, em jogos. Explorar suas aventuras em diversos pontos da história abre possibilidades infinitas. Os fãs que vão chorar com a ausência (inevitável) de Harrison Ford sempre terão três filmes perfeitos (e um deliciosamente falho) para assistir – Os Caçadores da Arca Perdida, nunca é demais lembrar, é exemplo de perfeição cinematográfica. Ainda há a possibilidade de ele se despedir do papel em uma aventura derradeira, abrindo então espaço para uma nova série com um novo ator. Funcionou para Bond depois que Sean Connery seguiu por outro caminho – e sua partida não impediu que a série gerasse grandes filmes, um deles, 007 Operação Skyfall, no mesmo nível do auge do espião nos anos 60.

Bradley Cooper seria uma boa opção para ser o novo Indiana Jones? Acredito que sim. Claro que os fãs (chatos) sempre apontariam para alguém como Nathan Fillion – que, como Bruce Campbell, nunca estará no centro de algo tão gigante. Cooper é jovem e simpático, mas carrega um certo charme cínico que funciona bem na pele de Indy. As questões ainda no ar são o envolvimento de Spielberg e Lucas, e o tal "quinto filme" com Harrison Ford, para encerrar a série com chave de ouro. Li, não faz muito tempo, a sugestão de um jornalista para o plot de uma nova aventura: Indy (Ford), nos anos 60, perseguindo um artefato com o qual ele teria se envolvido em seu auge, nos anos 30, antes mesmo de brigar com nazistas pela Arca da Aliança. o filme saltaria entre a aventura de Ford com os flashbacks apresentando Indy bem mais jovem – e com um novo ator defendendo o personagem. Ao fim da coisa, o bastão trocaria de mão, Harrison Ford ia curtir a aposentadoria e Indiana Jones ganharia novo fôlego. Por que não?

Sobre o autor

Roberto Sadovski é jornalista e crítico de cinema. Por mais de uma década, comandou a revista sobre cinema "SET". Colaborou com a revista inglesa "Empire", além das nacionais "Playboy", "GQ", "Monet", "VIP", "BillBoard", "Lola" e "Contigo". Também dirigiu a redação da revista "Sexy" e escreveu o eBook "Cem Filmes Para Ver e Rever... Sempre".

Sobre o blog

Cinema, entretenimento, cultura pop e bom humor dão o tom deste blog, que traz lançamentos, entrevistas e notícias sob um ponto de vista muito particular.