Topo

O Império Contra-Ataca é escolhido o melhor filme da história...

Roberto Sadovski

31/05/2014 05h40

… ao menos para os leitores da revista inglesa Empire. Como parte de sua celebração de 25 anos, a publicação compilou votos de mais de 250 mil leitores e a segunda parte da trilogia Guerra nas Estrelas original tomou o topo do pódio. Em segundo lugar, O Poderoso Chefão, obra-prima de Francis Ford Coppola, seguido de Batman – O Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan. Na prática, isso quer dizer… absolutamente nada.

Vader prestes a revelar seu segredo a Luke... e abalar uma montanha de fãs!

Vader prestes a revelar seu segredo a Luke… e abalar uma montanha de fãs!

Listas são um barato, e refletem unicamente o espírito de um grupo pequeno e focado. Elas servem para especular sobre um momento no tempo, um recorte. A mesma Empire fez uma votação assim em 2008, e Chefão ficou em primeiro lugar, seguido de Os Caçadores da Arca Perdida e O Império Contra-Ataca. Provavelmente a lista seria diferente se a votação fosse conduzida em seis meses. Basicamente os filmes mais lembrados entram numa ciranda de popularidade, com fãs defendendo seu lado com maior ou menor convicção.

Ah, os fãs. A escolha de O Império Contra-Ataca (de fato um filmaço, que eu coloco sem pestanejar em meu, sei lá, Top 20) certamente despertará debates acalorados entre os fãs, alguns fuzilando o cinemão pipoca e reclamando da falta de um Os Incompreendidos na cabeceira da lista da Empire, outros aplaudindo o reconhecimento sempre bem vindo de cinema como entretenimento puro e indispensável. A verdade é que listas sempre vendem um monte, e não há ano que não termine com o atropelamento de críticos e seus top-alguma-coisa – eu não me excluo, afinal a minha lista de melhores filmes de 2013 está bem aqui, em público.

E esse povo todo aí também ficou sabendo que Vader era o pai de Luke... hmpf...

E esse povo todo aí também ficou sabendo que Vader era o pai de Luke… hmpf…

O bacana em celebrar cinema assim é despertar o interesse no público eventual em descobrir novas cinematografias, descobrir alguma gema garimpada por quem trabalha no ofício… E ver de quantas maneiras diferentes é possível escrever sobre os filmes de sempre. Nas redes sociais, principalmente entre os apaixonados por cinema, a lista da Empire vai alimentar um bom papo por alguns meses. O que é ótimo.

Ah, quando eu dirigi a finada SET, lá no século passado, fizemos uma escolha parecida (por correio, rapazes e moças, contando na munheca centenas e centenas de CARTAS que chegaram à redação com seus votos). O escolhido como melhor filme de todos os tempos? A Lista de Schindler. Mas eu dou um braço se, tivéssemos feito a mesma votação meses depois, Titanic não estaria no topo. Pelo IMDb, maior banco de dados de cinema do planeta, a votação dos leitores coloca Um Sonho de Liberdade, de Frank Darabont, em primeiro lugar – O Império Contra-Ataca surge em décimo-segundo. 12 Anos de Escravidão, no furor do Oscar, estava entre os dez ou quinze favoritos no IMDb – já caiu para a mais razoável 147ª posição.

Nada de efeitos digitais aí, meninos e meninas...

Nada de efeitos digitais aí, meninos e meninas…

Quando alguém me pergunta qual meu filme preferido de todos os tempos, penso em uma dúzia e não consigo apontar um só. Se fosse colocar no papel, seria injusto com dezenas de outros títulos – e seria um reflexo do momento. Ainda assim, especular é um barato.

E o que você me diz? Qual seu filme favorito de todos os tempos?

Sobre o autor

Roberto Sadovski é jornalista e crítico de cinema. Por mais de uma década, comandou a revista sobre cinema "SET". Colaborou com a revista inglesa "Empire", além das nacionais "Playboy", "GQ", "Monet", "VIP", "BillBoard", "Lola" e "Contigo". Também dirigiu a redação da revista "Sexy" e escreveu o eBook "Cem Filmes Para Ver e Rever... Sempre".

Sobre o blog

Cinema, entretenimento, cultura pop e bom humor dão o tom deste blog, que traz lançamentos, entrevistas e notícias sob um ponto de vista muito particular.