Topo

Trailer (e poster) de Birdman mostram um Michael Keaton muito louco...

Roberto Sadovski

13/06/2014 00h04

birdman

Ano passado o diretor Alejandro González Iñárritu chocou sua base de fãs com o anúncio de que seu próximo filme, Birdman, seria uma comédia. Vindo do responsável por Amores Brutos, 21 Gramas e Babel, não havia nenhuma pista do que esperar. Agora Birdman tem um poster e um trailer… e continua um mistério. Michael Keaton é Riggan Thomson, astro de Hollywood que, desde que interpretou um super-herói em um filme icônico décadas atrás, nunca recuperou o momento.

Claro que, ecos de Keaton e seu trabalho em dois Batman não são coincidência, já que desde que ele abandonou o traje do morcego sua carreira foi aos poucos perdendo gás. Relegado a coadjuvante de luxo (como nos recentes RoboCop e Need for Speed), Birdman surge como o projeto ideal para Keaton – que é um ator excepcional – recuperar o brilho. Mas, como vem da mente de Iñárritu, não é nenhum candidato a blockbuster. Thomson tenta um comeback na Broadway, mas o super-herói que interpretou parece bagunçar sua mente e nublar sua noção de certo e errado, real e imaginário.

Não é à toa que Birdman (que ganhou um subtítulo, "A Virtude Inesperada da Ignorância") será colocado nos cinemas pela Fox Searchlight, braço indie da 20th Century Fox, o que significa um lançamento em circuito reduzido, de "arte", mirando na temporada de prêmios do fim do ano – nos Estados Unidos a data agendada é 17 de outubro. Visualmente, Birdman surge belíssimo, com tomadas longas e cores fortes emoldurando um filme-dentro-do-filme. O elenco eclético inclui Edward Norton, Emma Stone, Zach Galifianakis, Amy Ryan e Naomi Watts. Mas é Michael Keaton, ora com um cabelo bizarro, ora nu em plena Times Square, sempre com um pássaro humano assustador à espreita, quem está no centro da trama. E o Homem-Pássaro do título continua mais para Falcão Azul. É, aquele do Bionicão.

Sobre o autor

Roberto Sadovski é jornalista e crítico de cinema. Por mais de uma década, comandou a revista sobre cinema "SET". Colaborou com a revista inglesa "Empire", além das nacionais "Playboy", "GQ", "Monet", "VIP", "BillBoard", "Lola" e "Contigo". Também dirigiu a redação da revista "Sexy" e escreveu o eBook "Cem Filmes Para Ver e Rever... Sempre".

Sobre o blog

Cinema, entretenimento, cultura pop e bom humor dão o tom deste blog, que traz lançamentos, entrevistas e notícias sob um ponto de vista muito particular.