Topo

Nos 25 anos do Batman de Tim Burton, Nerdovski lembra do fenômeno a caráter

Roberto Sadovski

25/06/2014 18h43

keaton 2

Eu lembro bem do Batman de Tim Burton. Primeiro, foi um desenho do Jerry Ordway, responsável pela quadrinização do filme, publicado em preto e branco na extinta Aventura & Ficção. Depois, os trailers, alguns segundos exibidos em noticiários, o símbolo preto e dourado do morcego, onipresente. Batman foi um triunfo do marketing, o primeiro blockbuster da era moderna construído em cima de uma marca e vendido como produto. Funcionou. Maior sucesso do ano nas bilheterias (nos EUA, ficando atrás de Indiana Jones e a Última Cruzada em números globais), a aventura dirigida por Tim Burton trazia uma esteira de polêmicas – a começar por Michael Keaton, nunca bem visto pelos fãs no papel de Bruce Wayne/Batman. Para mim, ainda a tradução mais perfeita do herói no cinema.

Jack Nicholson, o Coringa que surrupiou o filme do Homem-Morcego

Jack Nicholson, o Coringa que surrupiou o filme do Homem-Morcego

Batman foi o começo de uma onda nunca antes vista de adaptações de quadrinhos para o cinema e, embora ainda tenha demorado uma década para o "gênero" se impor, foi o primeiro passo que mostrou como era possível um super-herói ser levado a sério pelo público de massa. Batman – O Retorno, lançado três anos depois, é um filme melhor. Mas nada se compara com a satisfação de ver, finalmente, o Homem-Morcego chegar triunfante em cena. Entender o fenômeno que foi Batman é o que você assiste em Nerdovski. Que, claro, tomou as ruas de São Paulo a caráter. E com a roupa errada: do meu tamanho, só achei o traje de O Cavaleiro das Trevas. Mas tá valendo.

Sobre o autor

Roberto Sadovski é jornalista e crítico de cinema. Por mais de uma década, comandou a revista sobre cinema "SET". Colaborou com a revista inglesa "Empire", além das nacionais "Playboy", "GQ", "Monet", "VIP", "BillBoard", "Lola" e "Contigo". Também dirigiu a redação da revista "Sexy" e escreveu o eBook "Cem Filmes Para Ver e Rever... Sempre".

Sobre o blog

Cinema, entretenimento, cultura pop e bom humor dão o tom deste blog, que traz lançamentos, entrevistas e notícias sob um ponto de vista muito particular.