Topo

O Livro da Selva: Hollywood se atropela de novo em busca da mesma ideia

Roberto Sadovski

16/07/2014 06h14

Jungle-Book-Neel-Sethi

"Temos um Mogli!" E foi assim, em seu twitter, que o diretor Jon Favreau (Homem de Ferro, Chef) saiu na frente para colocar sua versão de O Livro da Selva nos cinemas. Scarlett Johansson, Idris Elba, Lupita Nyong'o e Ben Kingsley já estão com a caneta nos contratos para emprestar suas vozes aos animais do clássico de Rudyard Kipling. Já o Menino Lobo será o novato Neel Sethi (o bonitão da foto aí em cima), um nova-iorquino de 10 anos que será o único personagem "humano" no filme: a bicharada, claro, será uma criação digital. O filme, uma produção Disney, chega aos cinemas em 6 de outubro de 2015.

É uma arrancada e tanto em cima da rival Warner, que também tem um projeto para adaptar o livro (publicado em 1894 e de domínio público), sob a direção de Andy Serkis. Mais conhecido por dominar as performances de captura de movimento no cinemão (ele deu vida a Gollum em O Senhor dos Anéis, foi King Kong e está bisando o papel de Caesar em Planeta dos Macacos: O Confronto), Serkis também dirigiu a segunda unidade da trilogia O Hobbit, do chapa Peter Jackson, e está mergulhando em uma carreira atrás das câmeras. "Eu imagino uma história mais sombria, mais próxima do texto de Kipling", disse Serkis. Seu Livro da Selva ainda não tem data para estrear.

Não é a primeira vez que O Livro da Selva vira filme. A versão mais famosa é Mogli, O Menino Lobo, animação de 1967 da própria Disney – que, ainda não satisfeita, cometeu uma aberração com Jason Scott Lee (esse mesmo, o Bruce Lee da cinebio Dragão) em 1994. E mais: nem de longe é a primeira vez que Hollywood abraça dois projetos iguais (ou quase) simultaneamente. É bizarro como produtores flutuam pelo zeitgeist e, vez por outra, entregam filmes espelhados. Fica até complicado lembrar qual é qual. Por exemplo…

… os Filmes Com Os Pilotos De Caça Jovens e Rebeldes!

Screen shot 2014-07-16 at 4.26.00 AM

Águia de Aço (janeiro de 1986) traz um moleque que calha de ser um ás da aviação nato (influência do pai). Ele combate inimigos em uma disputa aérea politicamente improvável, enfrenta seus demônios no chão e no céu e aceita seu destino. O outro é igual. Só que é Top Gun (maio de 1986).

… os Filmes Das Tretas No Oceano!

Screen shot 2014-07-16 at 4.44.58 AM

1989 teve não um, não dois, mas TRÊS filmes com mergulhadores descobrindo mistérios no fundo do oceano. Vai saber. DeepStar Six (janeiro) tem o diretor de Sexta-Feira 13 e um elenco de ninguém despertando uma criatura marinha assassina. Leviathan (março) coloca RoboCop e o Coronel Trautman sob direção de George Pan Cosmatos (Rambo II – A Missão, Cobra, eba!) como mineiros submarinos em um submarino nuclear e uma criatura geneticamente alterada e eu já me perdi no plot… O único da leva digno de nota é O Segredo do Abismo (agosto), de James Cameron, com uma trama sobre militarismo vs. pacifismo, uma civilização alienígena e efeitos especiais que mudaram o jogo do cinemão. E nem é Avatar.

… os Filmes Sobre Wyatt Earp!

Screen shot 2014-07-16 at 4.56.57 AM

O lendário xerifão do Oeste Selvagem ianque ganhou ares de filme de ação (e faltou as aulas de história) em Tombstone – A Justiça Está Chegando (dezembro de 1993), com Kurt Russell, Val Kilmer, seus bigodões e direção do super George Pan Cosmatos (onipresente, eu sei…). É divertidão pra caramba e menos solene que Wyatt Earp (junho de 1994), que tem Kevin Costner, Dennis Quaid e é o mais "historicamente relevante" dos dois. Cerveja ou champanhe.

… os Filmes Dos Vulcões!

Screen shot 2014-07-16 at 5.08.34 AM

Pierce Brosnan é o cientistão que se manda para a cidadezinha em que mora Linda Hamilton em O Inferno de Dante (fevereiro de 1997). Um vulcão explode e os efeitos especiais queimam até o plot. Volcano – A Fúria (abril de 1997) troca Brosnan por Tommy Lee Jones, Hamilton por Anne Heche e a cidadezinha por Los Angeles. Diversão desmiolada em ambos os casos.

… os Filmes Com Asteróides Assassinos!

Screen shot 2014-07-16 at 5.14.31 AM

Em 1998, Armageddon e Impacto Profundo brigaram pelo direito de aniquilar a Terra com meses de diferença – um em maio, outro em julho. O primeiro, com Elijah Wood e Morgan Freeman, apostava no dramalhão e em uma teia de relações familiares; o segundo é de Michael Bay, tem Bruce Willis, Ben Affleck, roteiro de J.J. Abrams e explode Paris… Paris! Ambos são divertidos e fizeram um trocado.

… os Filmes Com Formigas Que Falam Demais!

Screen shot 2014-07-16 at 5.20.57 AM

Vida de Inseto (novembro de 1998) traz um grupo de criaturinhas lutando para recuperar sua casa. Foi o segundo lançamento da Pixar (seguindo Toy Story), é emocionante e otimista – o que se tornaria traço regular do estúdio. Não tem o humor mordaz de FormiguinhaZ (outubro de 1998), da DreamWorks, que ousa colocar Woody Allen e Sylvester Stallone como parceiros – o que eu adoraria ver em um filme live action. Nem precisa: o coração é vencedor.

… os Filmes No Alvorecer Da Reality TV!

Screen shot 2014-07-16 at 5.27.22 AM

EdTV (março de 1999)é uma sátira esperta, que coloca uma equipe de TV seguindo um sujeito para lá de normal e sem graça – o Ed do título, interpretado por Matthew McConaughey. Mas não chega aos pés do cruzado emocional de O Show de Truman (junho de 1998), com Jim Carrey sendo o protagonista de um programa que é sua própria vida – e que ele não faz ideia que é uma série de TV. A direção é de Peter Weir, diretor que não sabe fazer um filme ruim.

… os Filmes Ruins Ambientados Em Marte!

Screen shot 2014-07-16 at 5.36.55 AM

Nada aqui se salva. Mesmo. Brian De Palma devia estar dormindo quando cometeu o constrangedor Missão: Marte (março de 2000), que desperdiça Tim Robbins e Gary Sinise. Planeta Vermelho (novembro de 2000) não dá a mínima para Val Kilmer ou Carrie Anne Moss. O primeiro ao menos é uma aventura mezzo decente; o segundo, nem isso, já que o diretor Anthony Hoffman estava preocupado com alguma mensagem riponga e esqueceu que estava fazendo uma aventura de ficção científica.

… os Filmes Com Mágicos Na Virada Do Século 20!

Screen shot 2014-07-16 at 5.44.07 AM

Para contar histórias sobre magia, o negócio é fugir dos tempos modernos, onde nada foge aos olhos, e voltar para o passado. O diretor Neil Burger colocou Edward Norton como um ilusionista envolvido numa conspiração em.. errr… O Ilusionista (setembro de 2006). Já O Grande Truque (outubro de 2006) trouxe mais pedigree, com Hugh Jackman e Christian Bale como mágicos rivais, sob a batuta de Christopher Nolan. Ambos se passam basicamente na Europa. Pra coisa ficar mais classuda.

… os Filmes Da Branca De Neve!

Screen shot 2014-07-16 at 5.53.08 AM

Aqui é puramente questão de gosto… Você prefere seu conto de fadas brega, bobão e super estilizado? Então vá de Espelho, Espelho Meu (março de 2012), com Lily Collins (Branca de Neve) e Julia Roberts (a malvada do pedaço). Ou você prefere seu conto de fadas barulhento, levemente sombrio e com um escândalo de bastidores? Ah, então sua pegada é Branca de Neve e o Caçador (junho de 2010), com Kristen Stewart (meh…), Charlize Theron (opa!) e Chris Hemsworth, que provavelmente vai carregar a continuação sozinho.

… os Filmes Que Arrebentam a Casa Branca!

Screen shot 2014-07-16 at 6.09.48 AM

Invasão a Casa Branca (março de 2013) tem terroristas atacando a Casa Branca (eu sei, mas segue o raciocínio…) e Gerard Butler resolvendo a parada sozinho – ou com a ajuda do presidente Aaron Eckhart. Vai ter continuação. O Ataque (junho de 2013) tem terroristas atacando a Casa Branca (viu?) e Channing Tatum resolvendo a parada sozinho – ou com a ajuda do presidente Jamie Foxx. Não vai ter continuação.

Lembra de mais filmes assim? Compartilhe nos comentários!

Sobre o autor

Roberto Sadovski é jornalista e crítico de cinema. Por mais de uma década, comandou a revista sobre cinema "SET". Colaborou com a revista inglesa "Empire", além das nacionais "Playboy", "GQ", "Monet", "VIP", "BillBoard", "Lola" e "Contigo". Também dirigiu a redação da revista "Sexy" e escreveu o eBook "Cem Filmes Para Ver e Rever... Sempre".

Sobre o blog

Cinema, entretenimento, cultura pop e bom humor dão o tom deste blog, que traz lançamentos, entrevistas e notícias sob um ponto de vista muito particular.