Topo

Continuação de O Protetor pode trazer Denzel Washington ao Brasil

Roberto Sadovski

26/09/2014 04h53

The-Equalizer-Denzel-Washington

Um abismo separa Invasão à Casa Branca, filme de ação genérico lançada ano passado, e O Protetor, que transforma uma trama familiar em uma aventura cool, estilosa e violenta. Nem parece que são obra do mesmo diretor – e ele é o primeiro a concordar. "Eu queria experimentar coisas novas", conta Antoine Fuqua, em uma manhã de domingo direto de Paris, durante a turnê de lançamento do thriller. "Foi o filme em que me senti mais seguro. Usei câmeras digitais pela primeira vez, tive liberdade em fazer mais testes, em experimentar mais. E tive um parceiro que confiava totalmente em minha visão para o filme."

O parceiro em questão é Denzel Washington. Foi sob a batuta de Fuqua que o ator, em 2001, ganhou um Oscar por Dia de Treinamento. A intensidade retraída que ele injetou no policial corrupto do drama policial redefiniu o ator para o novo século. Ainda assim, os dois levaram mais de uma década para se reunir. "Não é que não tentamos", continua o diretor, com uma gargalhada. "Tentamos fazer O Gângster e não deu certo por uma série de fatores (Denzel terminou rodando o filme em 2007 com Ridley Scott no comando), era questão de encontrar o projeto certo. E calhou de ser O Protetor."

XXX EQUALIZER-MOV-jy-4237-.JPG

Marton Csokas aprende que a vida é dura com o professor Denzel

O thriller é a adaptação da série The Equalizer, exibida na TV ianque de 1985 a 1989, com Edward Woodward como protagonista – um espião aposentado que se torna detetive e ajuda seus clientes a "equilibrar" a balança quando ameaçados. Para que tem visão afiada, é a série na TV quando surge o personagem de Rob Reiner em O Lobo de Wall Street, de Martin Scorsese. Mas não registrou na memória de Antoine Fuqua. "Eu sempre fui fã de Miami Vice, tinha estilo, era cool, não queria saber de nenhuma série com um coroa inglês", diverte-se o diretor. "Mas Denzel me ligou e falou sobre o projeto, a direção que ele imaginava. E eu o enxerguei no papel de imediato: um sujeito aparentemente comum, não um herói de ação. A partir daí a história foi tomando forma."

Denzel é Robert McCall, um sujeito metódico que passa os dias trabalhando em uma loja de material para construção e as noites devorando clássicos da literatura em uma lanchonete. Faz amizade com uma prostituta (Chloë Grace Moretz), e quando ela é ameaçada e surrada por seu cafetão, McCall decide agir – sem saber que está enfrentando, na verdade, a máfia russa. A explosão de violência que segue é brutal, e um espanto num filme que pretende ser o pontapé de uma série duradoura – a primeira de Denzel, por sinal. "O estúdio deu total apoio em manter uma censura mais severa, o que é tão raro quanto encontrar o Pé Grande", conta Fuqua. "Nossas primeiras sessões-teste tiveram resultados incríveis, o que me deu mais estabilidade."

Chloe-Moretz-the-equalizer

Hit-Girl, veja só, já está ficando uma mocinha!

A parceria com Denzel também ajudou. "Eu já trabalhei com muitos astros que se preocupavam em ver como ficavam em cena após cada take", continua. "Denzel só perguntava se eu tinha ficado satisfeito, sorria e me deixava fazer meu trabalho. Sua confiança me fez dar o melhor de mim." O esforço transparece. O Protetor é um filme elegante, que compensa com muito estilo a premissa pouco original. Duas cenas se sobressaem: o ataque de McCall a um grupo de mafiosos em uma boate, em que movimentos lentos e calculados são traduzidos em ultraviolência e um literal banho de sangue; e o clímax, quando o protagonista enfrenta Teddy (Marton Csokas), convocado pelo chefão do crime organizado da terra de Putin quando percebe que não é um justiceiro comum que os tem na mira. "A violência é gráfica porque são homens violentos", justifica Fuqua. "Não dá para aliviar com um material assim."

Recentemente o cinemão foi tomado por astros de ação sexagenários dispostos a fazer valer sua experiência em cena. Stallone juntou uma turma gigante em três Os Mercenários; Liam Neeson fez o tipo solitário e letal em dois Busca Implacável – com um terceiro a caminho. Antoine se apressa em se diferenciar da matilha. "Os trailers podem dar a impressão que O Protetor segue essa mesma cartilha", rebate. "Mas meu interesse e o de Denzel não era empilhar corpos, e sim desvendar o que move este sujeito. Minha inspiração era menos a série ou os filmes de ação contemporâneos, e mais o western."

the-equalizer-antoine-fuqua-denzel-washington

O diretor Antoine Fuqua mostra a Denzel como matar gente

Não é coincidência que o próximo projeto de Antoine Fuqua seja exatamente isso: um western, que o reúne mais uma vez a Denzel Washington. Mais especificamente, a refilmagem de Sete Homens e Um Destino, por sua vez um remake do clássico Os Sete Samurais, de Akira Kurosawa. "A história é fascinante, a de homens que chegaram ao fim de sua vida, não tem orgulho de olhar para trás e decidem dar uma última chance à redenção", entusiasma-se. "O roteiro é de John Lee Hancock e é brilhante." Pergunto se ele conhece a versão podreira da história, a fantasia espacial Mercenários das Galáxias, produzida por Roger Corman em 1980 e ele se empolga: "Sério que existe esse filme? Já está em minha lista!"

Seguindo a natureza episódica de adaptações de séries de TV, pergunto se McCall pode voltar em mais um O Protetor. "Depende da bilheteria, depende de alguns fatores. Mas o estúdio está confiante, já estamos desenvolvendo uma história", entrega, levantando a possibilidade de o personagem de Denzel deixar o conforto de casa e combater alguma ameaça em escala global. "Queremos um segundo filme internacional, inclusive discutimos seriamente a possibilidade de ambientar a ação no Brasil. Visualmente seria completamente diferente, e eu acredito que Denzel teria algum adversário a altura." Não acredito que seja um problema…

Sobre o autor

Roberto Sadovski é jornalista e crítico de cinema. Por mais de uma década, comandou a revista sobre cinema "SET". Colaborou com a revista inglesa "Empire", além das nacionais "Playboy", "GQ", "Monet", "VIP", "BillBoard", "Lola" e "Contigo". Também dirigiu a redação da revista "Sexy" e escreveu o eBook "Cem Filmes Para Ver e Rever... Sempre".

Sobre o blog

Cinema, entretenimento, cultura pop e bom humor dão o tom deste blog, que traz lançamentos, entrevistas e notícias sob um ponto de vista muito particular.