Topo

Nerdovski: os 15 anos de Clube da Luta – e o mundo continua o mesmo...

Roberto Sadovski

22/10/2014 05h13

Clube da Luta, um dos filmes mais determinantes dos anos 90, completou 15 anos. Não teve baile de debiutante, mas em Nerdovski eu lembro a influência do filme de David Fincher, a constância temática em seu trabalho (de Se7en a Garota Exemplar, passando por Vidas em Jogo, Zodíaco e Os Homens Que Não Amavam as Mulheres) e a urgência do homem do novo século levantada pelo filme. A verdade é que, tanto o livro de Chuck Palahniuk quanto a adaptação assinada por Fincher (com Brad Pitt e Edward Norton à frente do elenco) colocam em xeque várias "verdades" que seguiram ao filme de 1999 (e ao livro de 1996): sociedade definida pelo que consome, pessoas insatisfeitas em sua própria pele, violência como válvula de escape, como gatilho para sentir alguma coisa em meio a uma vida amortecida. Sim, Clube da Luta é tudo isso. Quebrando a primeira regra ditada por Tyler Durden, boa viagem!

Sobre o autor

Roberto Sadovski é jornalista e crítico de cinema. Por mais de uma década, comandou a revista sobre cinema "SET". Colaborou com a revista inglesa "Empire", além das nacionais "Playboy", "GQ", "Monet", "VIP", "BillBoard", "Lola" e "Contigo". Também dirigiu a redação da revista "Sexy" e escreveu o eBook "Cem Filmes Para Ver e Rever... Sempre".

Sobre o blog

Cinema, entretenimento, cultura pop e bom humor dão o tom deste blog, que traz lançamentos, entrevistas e notícias sob um ponto de vista muito particular.