Topo

O novo Star Wars é The Force Awakens... e a internet já sabia desde 2006!

Roberto Sadovski

09/11/2014 21h03

swtfa_large

A LucasFilm (e a Disney, claro) deu o pontapé no colosso de marketing que será o Episódio VII com a revelação do título da aventura dirigida por J.J. Abrams. Será Star Wars: The Force Awakens – "A Força Desperta" ou "O Despertar da Força" ou o que quer que seja que chamem o filme oficialmente por aqui. É um nome esperto, tematicamente alinhado com os pontos de partida anteriores. A Ameaça Fantasma mostrava o mal invisível que racharia a Força; Uma Nova Esperança é auto explicativo, apontava o recomeço; The Force Awakens é o proverbial pé na porta para um futuro ainda desconhecido. Embora os fãs no mundo todo respirem agora uma mistura de alívio e antecipação, ao menos um deles disparou um "eu já sabia" com a notícia.

Em 18 de dezembro de 2012 – ou seja, exatos três anos antes da estréia do Episódio VII –, um usuário no fórum do site TheForce.net, com a alcunha Queen Gimmedala, chutou The Force Awakens como nome da nova aventura. O site entrou em contato com a "rainha", que sequer lembrava da própria aposta. "Foi totalmente aleatório, já que eu não tenho nenhum laço com a LucasFilm", disse a moça (ou moço, vai saber). "Mas fazia sentido que eles fossem se referir à Força, que eles usariam um título curto e misterioso e que soasse nostálgico." Muitos fãs também apontaram a falta do "Episódio VII" na arte divulgada pelo estúdio, mas vale lembrar que O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi sequer tinham Star Wars em destaque no título. Uma indicação de um caminho melhor que as prequels sendo traçado por J.J. Abrams? Vai saber.

hr_Star_Wars-_Episode_VII_5

J.J. no set de The Force Awakens, com alguém se mandando atrás dele…

Pelo próximo ano, por sinal, a tarefa será especular qual será a Força que desperta no novo filme. Em O Retorno de Jedi, fica claro que Luke Skywalker (Mark Hamill) é o último Jedi – e também fica claro que sua irmã, Leia (Carrie Fischer), carrega o mesmo poder. Com a Força concentrada em Luke, um dos caminhos do novo filme é mostrar seu isolamento completo para lidar  – e domar – tanto poder, e a jornada em encontrá-lo quando uma nova ameaça pode destruir a paz que a galáxia já vive por três décadas. Mas nem vou especular qual seria o plot de The Force Awakens: é muito cedo, caros padawans. Talvez depois do primeiro teaser (que pode ser divulgado ainda este ano) a gente tenha uma ideia melhor do que vai acontecer.

Em 2006, porém, o fã Dan Lalonde já tinha bem claro em sua mente qual seria o futuro de Star Wars. Ao menos ele acertou o título: The Force Awakens é o nome do fan film feito por Lalonde, que mostra um Jedi, nos dias de hoje, que fica louco quando liberta seu poder e torna-se um recluso ao estilo Howard Hughes. "Meu filme é tosco", disse ao Yahoo. "Mas é demais ver a coincidência do título!". Veja o trailer deste The Force Awakens ( o tosco, não o oficial) aí embaixo. Star Wars: The Force Awakens (o oficial, não o tosco) chega aos cinemas em 18 de dezembro de 2015. Tá pertinho!

Sobre o autor

Roberto Sadovski é jornalista e crítico de cinema. Por mais de uma década, comandou a revista sobre cinema "SET". Colaborou com a revista inglesa "Empire", além das nacionais "Playboy", "GQ", "Monet", "VIP", "BillBoard", "Lola" e "Contigo". Também dirigiu a redação da revista "Sexy" e escreveu o eBook "Cem Filmes Para Ver e Rever... Sempre".

Sobre o blog

Cinema, entretenimento, cultura pop e bom humor dão o tom deste blog, que traz lançamentos, entrevistas e notícias sob um ponto de vista muito particular.