Topo

Kingsman é metade homenagem, metade sátira e sensacional por completo!

Roberto Sadovski

05/03/2015 07h59

2015-Kingsman-The-Secret-Service-Cast-Poster-Wallpaper

O vilão de Kingsman: Serviço Secreto, o triliardário da informática Valentine (Samuel L. Jackson), não suporta a visão de sangue. Se ele sangrar, game over: fica paralisado, nauseado. Ainda assim, seu plano – para salvar o mundo, veja só! – consiste em fazer com que boa parte da oppulação global entre num frenesi de violência que termina em desmembramento, empalações, mutilação generalizada, um oceano de sangue. Ou seja, Valentine é um pinel completo. Vilão excêntrico e megalomaníaco? Check!

O grande barato deste filme de ação, espionagem e humor de Matthew Vaughn (X-Men Primeira Classe, Kick-Ass) é não ignorar os clichês do gênero. Ele os abraça, sempre pronto para dar uma piscadela para a platéia. Mas, quando a coisa fica séria, ela realmente fica séria – mesmo em um mundo de fantasia, agências secretas protegendo o mundo livre, ternos bem cortados e superespiões. Baseado na série em quadrinhos de Mark Millar e Dave Gibbons, Kingsman traz Colin Firth (Colin Firth!) como Harry Hart, um dos principais agentes da organização que empresta o nome ao filme. Ao ter um de seus membros eliminado (de maneira absurdamente violenta), um substituto precisa ser escolhido. Harry indica Eggsy (Taron Egerton), filho de um ex-companheiro tombado em uma missão, que mora com a mãe e o padrasto criminoso.

KSS_JB_D59_05290.CR2

Samuel L. Jackson quer brincar de pinball com o mundo

A primeira metade de Kingsman, portanto, é uma longa sequência de treinamento, com Eggsy competindo com outros candidatos para integrar a agência. Ao mesmo tempo, Hart investiga a morte do colega, o que o leva perigosamente à cola de Valentine. Quando o filme atinge seu primeiro clímax – basta dizer que envolve Harry, uma igreja lotada de fanáticos, total descontrole mental e muito sangue –, Serviço Secreto rende-se de vez a todos os beats dos filmes de espionagem. Dos filmes pop, claro. Não há a menor intenção aqui em fazer uma aventura sóbria e realista, é puro escapismo. Então não faltam gadgets improváveis (check!), missões impossíveis (check!), o capanga invencível que enfrenta nosso herói no clímax da coisa (check!), a base absurdamente excêntrica do vilão (check!), soldados inimigos eliminados como baratas (check!), violência absurda e além dos limites (chec…. opa, alto lá!).

A verdade é que Matthew Vaughn sente um prazer quase perverso em dobrar as regras do jogo ao limite. Enquanto Bond e Bourne mantém a hemoglobina num nível até pudico, o diretor parece querer compensar a premissa fantasiosa com ultraviolência de fazer corar Tarantino, regada a sangue em quantidade industrial. Mas nada que cause repulsa – mesmo com cabeças explodindo e corpos separados ao meio. A execução segue a linha de Kick-Ass, em que o que acontece em cena causa risadas nervosas, não engulhos. Vaughn, apenas em seu quinto longa, mostra domínio invejável de narrativa, com cenas de ação criativas e ágeis, que acompanham de perto o roteiro afiado escrito, mais uma vez, em parceria com Jane Goldman.

KSS_JB_D27_02661.CR2

Firth. Colin Firth! E ele arrebenta geral!

E ainda temos Colin Firth! É certo que o personagem que experimenta um arco completo é o do novato Taron Egerton – que é carismático e aponta um futuro bacana. Mas Firth, ator sério, vencedor do Oscar, parece se divertir ao cubo basicamente interpretando James Bond. Não que ele seja um estranho em comédias – suas lutas com Hugh Grant na série Bridget Jones são épicas! –, mas o britânico abraçou o estoicismo de Harry Hart e, embora o mundo a seu redor seja de faz de conta, ele parece na sintonia de outro filme, mais sóbrio, sem espaço para gracejos. Mesmo quando arrebenta um bar inteiro de meliantes sem ao menos desfazer o penteado. É o contraponto perfeito para Sam Jackson, à vontade como um lunático de língua presa. Observando tudo, como o chefe dos Kingsman, Michael Caine deve rir por último. Nunca foi James Bond, e nem precisou. Em três filmes, ainda nos anos 60, foi o espião Harry Palmer (não viu nenhum? Corra!). Teve tempo de rir de si mesmo como o pai do mais inglês dos agentes, Austin Powers. Nada como completar o círculo com o melhor de todos os mundos.

Sobre o autor

Roberto Sadovski é jornalista e crítico de cinema. Por mais de uma década, comandou a revista sobre cinema "SET". Colaborou com a revista inglesa "Empire", além das nacionais "Playboy", "GQ", "Monet", "VIP", "BillBoard", "Lola" e "Contigo". Também dirigiu a redação da revista "Sexy" e escreveu o eBook "Cem Filmes Para Ver e Rever... Sempre".

Sobre o blog

Cinema, entretenimento, cultura pop e bom humor dão o tom deste blog, que traz lançamentos, entrevistas e notícias sob um ponto de vista muito particular.