Topo

Hora de parar com a bobagem: o Homem-Aranha é só um, e ele é Peter Parker!

Roberto Sadovski

24/03/2015 17h15

static1.squarespace

A boataria sobre quem será o novo Homem-Aranha do cinema está tão densa que dá para cortar com uma faca. O Badass Digest aventou que o ator Mateus Ward, de 16 anos, teria feito um teste para ser o herói dentro do Universo Cinematográfico Marvel. O adolescente, que trabalhou nas séries Hostages e Weeds, teria gravado uma cena tão secreta que, invés de o processo ser conduzido em estúdio, o trabalho foi realizado em uma casa em Los Angeles. Claro que ainda é papo – e, como tudo que cerca a Marvel e o Aranha, chega com um caminhão de especulação por parte da imprensa nerd (é, tem isso). Mas ao menos a gravação corrobora com ao menos um zumzum constante: a Marvel quer um herói aracnídeo que tenha mesmo cara de quem está cursando o colegial, e que possa carregar essa estampa por vários filmes.

Ah, e tudo indica que o Homem-Aranha do novo filme será mesmo Peter Parker. Melhor, deixa eu refazer a frase: alguém honestamente tinha dúvida de que seria Peter Parker? Alguém em sã consciência achava que o herói teria como alter ego Miles Morales, que foi criado anteontem como substituto de Parker em um universo alternativo? Essa é a típica "não-história" espalhada pelos nerds com muito tempo livre. Quando a Marvel e a Sony anunciaram sua parceria para integrar o Cabeça de Teia ao mesmo universo habitado por Homem de Ferro, Thor, Capitão América e Hulk, eles foram bem claros que o novo filme, com estreia marcada em 2017, "traria um nível de colaboração perfeito para continuar a história de Peter Parker". Ainda assim, a boa vontade com Miles Morales, vai saber o motivo, só cresceu.

mateus-ward-1382468495

"Eu só quero ser o Aranha, poxa", diz Mateus Ward (ou pelo menos eu acho que diz….)

Um pouco de história aracnídea. Na virada do século, a Marvel reinventou seus heróis em um novo universo, separado da cronologia clássica, resetando seus principais heróis. Peter Parker, nesta configuração, não chegou a deixar a adolescência, já que foi morto em combate por Norman Osborne, o Duende Verde. Entra em cena Miles Morales, picado por outra aranha modificada geneticamente, que desenvolve poderes levemente diferentes do de Peter (como a capacidade de ficar quase invisível e de projetar um "ferrão venenoso" em combate) e termina por assumir sua identidade. Miles é um herói moderno: moleque, de origem multi-étnica (ele é filho de um negro com uma hispânica), antenado com o mundo, consciente de seu papel. Mas sua origem é atrelada à de Peter, e sem Peter não há Miles; ignorar Peter e criar Miles no cinema do zero significaria mais um filme de origem, coisa que a Marvel já avisou que não está nos planos.

A discussão, portanto, existe pelo simples fato de muito fã querer que a Marvel deixe seu casting cinematográfico mais diverso – e que é, claro, incrível! Afinal, o estúdio ainda traz heróis predominantemente brancos, porém não se furtou em mudar a etnia da Nick Fury e já colocou o Pantera Negra, rei da nação africana de Wakanda (de mentirinha, folks…), como protagonista de seu próprio filme, agendado para 2018. Mas Mateus Ward, ao contrário de Miles Morales, é um ator caucasiano, o que aumenta as chances de o filme trazer Parker para o combate. Claro que o próprio Peter Parker pode ter a cor de sua pele alterada na transição dos quadrinhos para o cinema – mas isso inviabilizaria futuramente adicionar o próprio Miles Morales ao Universo Cinematográfico Marvel, já que sua "função" para promover a diversidade seria anulada.

Os movimentos de bastidores da Marvel terminam sendo tão divertidos de observar quanto seu produto final. Quem quer que a Marvel escolha – Mateus Ward ou algum outro desconhecido – entrará numa equação peculiar, um mundo com pouquíssimas máscaras: basicamente, seria o único herói com identidade secreta. Em teoria, o novo Homem-Aranha dará as caras num filme da Marvel antes de protagonizar sua própria aventura-solo. As apostas miram essa estreia em Capitão América: Guerra Civil, que estreia em abril de 2016 e começa a filmar em poucas semanas. Até lá, boatos passam a ser fatos, e pelo menos eu espero não morder a língua: o Homem-Aranha é Peter Parker.

milesmorales.0

Não, Miles. Provavelmente não será dessa vez

Sobre o autor

Roberto Sadovski é jornalista e crítico de cinema. Por mais de uma década, comandou a revista sobre cinema "SET". Colaborou com a revista inglesa "Empire", além das nacionais "Playboy", "GQ", "Monet", "VIP", "BillBoard", "Lola" e "Contigo". Também dirigiu a redação da revista "Sexy" e escreveu o eBook "Cem Filmes Para Ver e Rever... Sempre".

Sobre o blog

Cinema, entretenimento, cultura pop e bom humor dão o tom deste blog, que traz lançamentos, entrevistas e notícias sob um ponto de vista muito particular.