Topo

O novo Batman ganha um diretor que pode colocar o universo DC no cinema nos eixos

Roberto Sadovski

11/02/2017 01h06

original

Matt Reeves, diretor de Cloverfield – Monstro, do remake Deixe-me Entrar e de Planeta dos Macacos: O Confronto, será o diretor de The Batman, próximo filme-solo do Homem-Morcego. Ben Affleck continua à bordo no papel do herói, assinando também o roteiro. O filme ainda não tem uma data de lançamento, mas a expectativa é que agora as engrenagens passem a fluir com mais velocidade e precisão as informações são da Variety. O filme estava num gigantesco ponto de interrogação (nada a ver com o Charada) desde que Affleck desistiu de dirigir a aventura, culminando meses de caos nos bastidores, boatos sobre a qualidade do roteiro e incerteza geral acerca do futuro da DC no cinema. Com Reeves à bordo, The Batman ao menos tem um diretor sólido, eficiente e de qualidade – predicados que, a essa altura do campeonato, chegam como um alento para fãs dos heróis no cinema.

Matt Reeves já havia surgido como um dos favoritos para ocupar a posição, dias depois da saída de Affleck. Não é um grande nome (como Tim Burton ou Christopher Nolan, só para ficar em exemplos que já comandaram filmes do Cavaleiro das Trevas antes) e conhece bem o jogo dos grandes estúdios. O principal: já apagou um incêndio antes, quando o diretor Rupert Wyatt abandonou o reboot da série Planeta dos Macacos depois de um primeiro filme bem sucedido lançado em 2011, Reeves entrou em campo para a continuação, o superior O Confronto. Ele está agora finalizando Planeta dos Macacos: A Guerra, que chega aos cinemas em julho. Ter um diretor estilo sargento no projeto significa que Affleck e o estúdio não terão de lidar com alguém trazendo uma "visão" distinta e complexa. O que, depois da confusão e da total falta de foco demonstrada pelos executivos no Universo Estendido DC, é uma ótima notícia.

matt-reeves-let-me-in

Matt Reeves no set de Deixe-me Entrar

O roteiro de The Batman, até então objeto de especulacão profunda e boatos negativos, parece emergir triunfante no fim das contas. Justin Kroll, colunista da Variety que tem acompanhado as movimentações de The Batman de perto – e foi o primeiro a falar sobre a saída de Affleck –, revelou recentemente que o roteiro do filme já está nas mãos dos executivos da Warner, que estão satisfeitos com a nova aventura. O texto é assinado por Geoff Johns, roteirista da DC que também terá crédito escrevendo Mulher-Maravilha, e do próprio Affleck. Um dos motivos alegados para o ator se afastar foi justamente se concentrar no roteiro e, depois, concentrar-se apenas na atuação. Embora a história ainda seja um mistério, Kroll sugeriu que o novo filme deve trazer como vilão principal o Exterminador, um mercenário assassino que deve ser interpretado por Joe Manganiello, com participação de outros inimigos da extensa galeria do Homem-Morcego, como o Coringa (defendido mais uma vez por Jared Leto, que fez o Palhaço do Crime em Esquadrão Suicida), em uma trama ambientada em grande parte no Asilo Arkham.

Com Matt Reeves entregando seu Planeta dos Macacos: A Guerra em julho, a agenda fica livre para dar início às filmagens de The Batman, que podem ser iniciadas ainda em 2017. Este ano, a Warner/DC coloca dois filmes do seu universo no cinema, Mulher-Maravilha (com direção de Patty Jenkins) e Liga da Justiça (que espera por um milagre para não ser destruído por Zack Snyder). Os filmes seguem a construção do universo, iniciada em 2013 com O Homem de Aço e continuada ano passado por Batman vs Superman: A Origem da Justiça (ambos de Snyder) e Esquadrão Suicida (de David Ayer). Apesar do massacre da crítica e do péssimo gerenciamento do estúdio, os filmes faturaram uma fortuna. Ao que parece – e ainda bem – dinheiro não parece ser a única variável na equacão, já que os executivos da Warner continuam buscando o equilíbrio entre o lucro e a satisfação dos fãs, o que vai garantir a longevidade da empreitada. Com Matt Reeves na direção de The Batman, eles tomaram a primeira decisão a ser aplaudida.

Sobre o autor

Roberto Sadovski é jornalista e crítico de cinema. Por mais de uma década, comandou a revista sobre cinema "SET". Colaborou com a revista inglesa "Empire", além das nacionais "Playboy", "GQ", "Monet", "VIP", "BillBoard", "Lola" e "Contigo". Também dirigiu a redação da revista "Sexy" e escreveu o eBook "Cem Filmes Para Ver e Rever... Sempre".

Sobre o blog

Cinema, entretenimento, cultura pop e bom humor dão o tom deste blog, que traz lançamentos, entrevistas e notícias sob um ponto de vista muito particular.