Topo

Trailer de Vingadores: Ultimato troca tiros e explosões por dor e esperança

Roberto Sadovski

07/12/2018 12h00

Vingadores: Ultimato. No fim, um dos títulos na longa lista de suposições para a quarta aventura dos maiores heróis da Terra, "endgame", matava a charada. O primeiro trailer de um dos filmes mais aguardados do ano que vem levanta, entretanto, um outro questionamento: sobrou alguém para salvar o universo e restaurar a vida que Thanos eliminou da galáxia? Os irmãos Joe e Anthony Russo, comandantes da produção, sugerem uma ponta de esperança em uma prévia que troca ação desenfreada e empolgação crescente por melancolia, desespero e, por fim, a sugestão de um plano para reverter o desfecho de Guerra Infinita.

LEIA TAMBÉM

Para quem não foi ao cinema, ou quem morava em outra galáxia quando o mais recente Vingadores tornou-se um dos filmes mais vistos da história, Guerra Infinita terminava com o genocida cósmico eliminando metade da vida em toda a galáxia. Homem-Aranha, Pantera Negra, Doutor Estranho e Groot foram algumas das vítimas de seu "estalar de dedos", que disparou o poder das jóias do infinito e reescreveu a realidade. A gente sabia que os heróis tentariam restaurar a ordem natural do universo, mas não sabíamos como. Essa prévia de Vingadores: Ultimato, no melhor estilo Marvel, traz mais perguntas do que respostas.

Tony Stark enfrenta o fim e grava seu testamento

Até porque, e sendo honestos, o estúdio sequer precisava de um trailer. Os fãs já estavam arrancando os cabelos quando cada anúncio de seu lançamento terminava como boato sem fundamento. Capitã Marvel ganhou um segundo preview. Homem-Aranha: Longe de Casa deve ter seu primeiro teaser liberado amanhã (ou ontem, depende de quando você ler este texto). Vingadores, por outro lado, sequer tinha título até o momento deste anúncio, o que alimentou especulação fervorosa por parte dos devotos por meses a fio. A quarta reunião dos herói podia caminhar em cima do hype até sua estreia e a Marvel arriscava não perder um centavo com isso. Seria uma forma nova e ousada de vender um filme: não vender de maneira alguma.

Mas o trailer finalmente foi liberado, e vai contra qualquer expectativa de prévia de um filme que facilmente deve dominar as bilheterias mundiais ano que vem. Nada de momentos bombásticos. Nada de cenas de batalha épicas. Nada de se apoiar em um crescendo até uma última imagem apocalíptica. A opção do estúdio foi se apoiar em dor e desespero. Primeiro, mostrando Tony Stark, o Homem de Ferro, à deriva no espaço depois da batalha com Thanos, gravando o que pode ser sua última mensagem à Pepper Potts antes de sucumbir. Depois, o Capitão América e a Viúva Negra dividem a dor da perda, confirmam a morte de metade da vida no universo, e sugerem um novo plano – um plano final para contra-atacar. Por fim, a esperança com a chegada de Scott Lang, o Homem-Formiga, aparentemente livre do Reino Quântico onde ele terminou, aprisionado, ao fim de Homem-Formiga e a Vespa.

A Marvel foi esperta ao reposicionar suas peças no tabuleiro. Deu aos fãs o trailer que tanto esperavam sem revelar absolutamente nada do curso de ação dos heróis. Reintroduziu Clint Barton, personagem de Jeremy Renner, não como o Gavião Arqueiro, mas em sua identidade de Ronin – nos quadrinhos, adotada depois de ressurgir após sua "morte" em uma das sagas dos heróis no papel. Usou o preview basicamente para acalmar a turba e revelar, finalmente, o título do filme. "Parte da jornada é o fim`, diz Stark. Para os fãs, e para o mundo, Vingadores: Ultimato representa o começo de uma nova.

Sobre o autor

Roberto Sadovski é jornalista e crítico de cinema. Por mais de uma década, comandou a revista sobre cinema "SET". Colaborou com a revista inglesa "Empire", além das nacionais "Playboy", "GQ", "Monet", "VIP", "BillBoard", "Lola" e "Contigo". Também dirigiu a redação da revista "Sexy" e escreveu o eBook "Cem Filmes Para Ver e Rever... Sempre".

Sobre o blog

Cinema, entretenimento, cultura pop e bom humor dão o tom deste blog, que traz lançamentos, entrevistas e notícias sob um ponto de vista muito particular.