Topo

Os Suspeitos e mais cinco filmes para adultos que estreiam ainda este ano

Roberto Sadovski

24/09/2013 16h31

Os Suspeitos, de Denis Villeneuve (Incêndios), chegou aos cinemas ianques com o primeiro lugar nas bilheterias. Apesar dos nomes no elenco (Hugh Jackman, Jake Gyllenhaal, Terrence Howard) não é uma aventura de férias rápida e leve: é um drama sobre adultos e para adultos, pesado, soturno… e absolutamente sensacional. Os Suspeitos marca, portanto, o começo da temporada mais "nobre" do cinemão, quando estreiam as produções com menos oba oba, os potenciais candidatos a levar para casa todos os prêmios do cinema daqui até o Oscar. Boa parte destes filmes só darão as caras por aqui ano que vem, mas eu já me adiantei para apontar alguns que você precisa ficar de olho.

E a temporada começa pesada feito bigorna. Os Suspeitos acompanha duas famílias que tem suas filhas mais novas, que são amigas, sequestradas no dia de Ação de Graças. É o que o pai de uma delas (Hugh Jackman) suspeita, já que a polícia não tem pistas de seu paradeiro. O único suspeito é um jovem mentalmente desequilibrado (Paul Dano), que não pode ser mantido sob custódia. O personagem de Jackman desenha um plano obcecado e perigoso para reaver sua filha, deixando o pai da outra menina, seu amigo Terrence Howard, dividido entre fazer o que é certo e o que é moralmente condenável. Enquanto isso, o policial interpretado por Jake Gyllenhaal tenta descobrir, afinal, o que aconteceu.

A decisão de Villeneuve em usar uma paleta de cores sombria não é acidental – muito menos a subversão de um dos feriados mais queridos no lado norte do hemisfério. Tudo faz parte de sua visão para desconstruir o modelo de família do american way em um filme difícil de tomar partido, ambíguo e sufocante como o mundo real, em que o verdadeiro terror se esconde atrás da face mais inocente. O diretor constrói o suspense eliminando qualquer trava moral, fazendo com que o desespero transforme pessoas comuns no pior dos algozes. Mesmo com o elenco todo acima da média, com Viola Davis e Maria Bello indo além do estereótipo das "mães destruídas pela perda inconsolável", é Hugh Jackman quem experimenta a maior quebra de estrutura, indo de dois extremos (e eu não vou entregar quais) sem perder a total empatia com o público: você é obrigado a concordar com ele, mesmo que você se sinta uma pessoa pior por isso. Em um filme que borra a linha dos limites entre o justo e o certo, Os Suspeitos começa a temporada do fim do ano com o pé direito.

Embora um dos grandes filmes do ano já tenha estreado no Brasil (Rush, de Ron Howard, é absolutamente espetacular), o cinema ainda tem muita coisa boa a caminho. Claro que os blockbusters ainda farão a festa com Thor: O Mundo Sombrio, Jogos Vorazes: Em ChamasO Hobbit: A Desolação de Smaug. Produções nobres como 12 Years a Slave, American Hustle, The Wolf of Wall Street e The Monuments Men só chegam por aqui em 2014. Mas não os filmes a seguir: é provável que, até dezembro, você saia do cinema sem fôlego, extasiado, em lágrimas… e certo de que nada se compara com o poder de um bom filme!

GRAVIDADE

Sandra Bullock está em uma missão no espaço, um acidente destrói o ônibus espacial e ela precisa dar um jeito de voltar para a Terra. Simples assim. Se você viu o trailer, já sabe como o filme de Alfonso Cuarón começa. Acredite, a jornada até o fim é um dos filmes mais poderosos que eu já vi – e, até agora, o melhor de 2013 (11 de outubro)

O CONSELHEIRO DO CRIME

Ridley Scott é um dos grandes mestres do cinema em atividade. O Conselheiro do Crime o coloca em parceria com o escritor Cormac McCarthy, autor de A Estrada e Onde os Fracos Não Tem Vez, aqui em seu primeiro roteiro original. Um advogado envolve-se em tráfico de drogas – mas, conhecendo os envolvidos, é só a pontinha do iceberg. No elenco absurdo, Michael Fassbender, Javier Bardem, Cameron Diaz, Penélope Cruz e Brad Pitt (25 de outubro)

O MORDOMO DA CASA BRANCA

Forest Whitaker abraça com fúria o papel de Cecil Gaines, personagem inspirado por Eugene Allen, mordomo que serviu os presidentes americanos por mais de três décadas. É um retrato do poder visto por quem trabalhou ao lado de oito mandatários dos Estados Unidos em uma história poderosa contada por Lee Daniels (Preciosa). Além de Whitaker, Oprah Winfrey volta ao cinema, quinze anos depois de Bem Amada e de olho no Oscar de atriz coadjuvante. (1 de novembro)

CAPITÃO PHILLIPS

Difícil encontrar um cineasta de pulso tão firme quanto Paul Greengrass. Usando a história real do sequestro de um navio americano (e seu capitão) por piratas somali em 2009, o diretor de O Ultimato Bourne e Zona Verde cria um exercício sobre tensão, medo, diplomacia, dever, dinheiro e morte. Tom Hanks está em seu melhor, mas anote o nome de Barkhad Abdi: você não vai conseguir esquecer seu rosto. (8 de novembro)

THE SECRET LIFE OF WALTER MITTY

Danny Kaye criou um clássico em 1947 quando fez O Homem de 8 Vidas, em que ele era o escritor Walter Mitty, que vê sua fantasia em se tornar um herói virar realidade. A refilmagem de The Secret Life of Walter Mitty ricocheteou por vários talentos de Hollywood até cair no colo de Ben Stiller, que dirige e protagoniza a nova versão em clima de fábula – e com a tecnologia moderna para realizá-la. (27 de dezembro)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Os Suspeitos e mais cinco filmes para adultos que estreiam ainda este ano - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Roberto Sadovski é jornalista e crítico de cinema. Por mais de uma década, comandou a revista sobre cinema "SET". Colaborou com a revista inglesa "Empire", além das nacionais "Playboy", "GQ", "Monet", "VIP", "BillBoard", "Lola" e "Contigo". Também dirigiu a redação da revista "Sexy" e escreveu o eBook "Cem Filmes Para Ver e Rever... Sempre".

Sobre o blog

Cinema, entretenimento, cultura pop e bom humor dão o tom deste blog, que traz lançamentos, entrevistas e notícias sob um ponto de vista muito particular.