Topo

Wolverine velho? Dois Homem-Aranha? Qual é a da novíssima Marvel?

Roberto Sadovski

05/06/2015 07h22

Quanto mais as coisas mudam, mais elas permanecem as mesmas. Basicamente, é a regra que segue os mega eventos das histórias em quadrinhos desde sempre: zoa o barraco, muda o papel de parede e, quando assenta a poeira, a vida segue mais ou menos a mesma. A Marvel parece determinada a mudar esse conceito. Depois da maxissérie Guerras Secretas, que atualmente está acontecendo na gringa, a editora adota o logo All-New, All-Different Marvel e vai recomeçar entre 55 e 60 títulos, entre velhos favoritos e novas caras, para atrair um novo público – mais diverso, mais antenado, mais plural. Com tantos títulos com um #1 na capa, será o ponto de partida ideal para quem ou acompanha os personagens há décadas, ou os conhece basicamente de outras mídias (filmes, games, animações). A ousadia é pontuada por mudanças radicais que, depois de Guerras Secretas, surpreendentemente permanecem em pauta. Ou seja, Thor ainda é uma mulher, o Capitão América ainda é negro.

Por sinal, siga em frente por sua conta e risco, já que vou entrar no território de SPOILERS!

Ainda aqui? Vamos lá. Primeiro, a Marvel divulgou essa imagem aí.

No centro está Tony Stark, o Homem de Ferro, hoje o personagem mais popular da editora graças ao sucesso acachapante dos filmes com Robert Downey Jr., que cristalizaram a espinha dorsal da Marvel no cinema. A coisa fica interessante quando observamos QUATRO personagens com poderes aracnídeos em cena. Peter Parker, claro, está em seu lugar com eu uniforme tradicional. À sua direita encontra-se a Mulher-Aranha, ou Spider-Gwen (Stacy, para ser preciso), que em uma realidade alternativa ganhou os poderes no lugar de Peter – o que não é surpresa, já que é uma das novas personagens mais populares da editora, com um gibi de sucesso com seu nome. Entre eles, Jessica Drew, a Mulher-Aranha do universo Marvel tradicional. E no canto oposto surge Miles Morales, o Aranha do universo Ultimate, agora dividindo a cena com todos os outros – herança do evento SpiderVerse e também das Guerras Secretas.

Com uma pistola em punho, uma herança da Marvel no cinema, o agente da S.H.I.E.L.D. Phil Coulson, agora completamente integrado aos quadrinhos. O Pantera Negra, que estreia no cinema ano que vem em Capitão América: Guerra Civil, e ganha filme próprio em 2018, aparece à frente em destaque. Por falar no bandeiroso, ao que parece Sam Wilson, que era o Falcão, continua defendendo o uniforme do Capitão América, com Steve Rogers, sem poderes e envelhecido, bem a seu lado. O Homem-Formiga (que tem filme chegando em julho) e o Visão (parte importante de Vingadores: Era de Ultron, que ainda está em cartaz) também ganham destaque.

Algumas mudanças que pareciam temporárias ganham uma sobrevida, já que Thor nessa novíssima Marvel ainda é mulher – e ainda é Jane Foster que, quando reverte à forma humana, combate o câncer. A seu lado a descendente de paquistaneses (mas 100 por cento nova-iorquina) Kamala Khan, a Miss Marvel, descrita pelo editor-chefe da Marvel, Axel Alonso, em uma entrevista à Entertainment Weekly, como "Peter Parker do século 21" – no sentido de ser adolescente, enfrentando um caminhão de problemas familiares, que ganha seus poderes e eles surgem para complicar ainda mais sua vida. A surpresa ficou por conta da inclusão de Red Wolf (ou Lobo Vermelho), personagem semi-obscuro criado em 1970, que já foi defendido por diferentes personagens e surge como parte do compromisso da editora em criar um elenco de personagens diverso e multi étnico – sendo o Lobo Vermelho um nativo americano.

A coisa ficou ainda mais complicada e divertida com a segunda imagem liberada pela Casa de Ideias. Segura:

Certo, Tony Stark ainda é o garoto-propaganda dessa nova Marvel. Mas o que o Cidadão V, personagem da Era de Ouro dos quadrinhos (anos 40, rapazes e moças), que havia sido adotado pelo vilão Barão Zemo na série Thunderbolts (lá nos anos 90) está fazendo no canto inferior esquerdo da imagem? O que o Dr. Estranho (Mestre das Artes Místicas, com filme agendado para o fim do ano que vem, protagonizado por Benedict Cumberbatch) está fazendo com um machado de guerra asgardiano? E por que o Demolidor mudou de roupa mais uma vez, agora usando um traje quase inteiro negro, com detalhes em vermelho? Hmmm, aqui tanto pode ser sinal do sucesso da série do Netflix (que traz uma roupa mais sombria para o herói) quando uma mudança (outra!) de personalidade, alinhando-o com o Demolidor mais violento e inconsequente da saga Terra das Sombras. Ainda assim, bacana ver Murdock com sua roupa mais ou menos tradicional.

Entre os rostos ainda pouco conhecidos do leitor brasileiro está a Doutora Espectro (no canto superior esquerdo), remanescente da Grande Sociedade, uma equipe análoga à Liga da Justiça apresentada pelo roteirista Jonathan Hickman em Vingadores. Voando por trás do Homem de Ferro é Hyperion – uma "versão" do Superman, integrante do Esquadrão Supremo, também integrado por Hickman aos Vingadores. O esquentadinho não é o Tocha Humana, e sim Inferno, um dos novos Inumanos. Como a Marvel tem um filme com este grupo de pós-humanos agendado para 2019, não é estranho que eles ganhem mais destaque: Medusa, com o cabelo de Rapunzel, só que ruivo, surge praticamente sem mudanças; já o sujeito encapuzado à frente de Inferno é Karnak, um Inumano que, até então, estava morto (não que isso signifique muita coisa nos quadrinhos).

Por falar em mortos, Wolverine dribla a morte (numa série ainda inédita no Brasil) e está de volta ao Universo Marvel – só que não da forma tradicional. Aparentemente, é sua versão Velho Logan (a série de Mark Millar que mostra um futuro distópico e um Wolverine emocionalmente quebrado) que sobrevive às Guerras Secretas para ser integrado ao novo (e único) universo. Usando o uniforme tradicional do herói está sua clone, a mutante X-23, que inclusive já teve série própria. Entre eles, Peter Quill, o Senhor das Estrelas, dá as caras sem maiores mudanças. Seu companheiro nos Guardiões da Galáxia, Rocket Racoon (com o dedo médio "censurado"), também está em cena, assim como…. o Coisa, usando um traje da equipe cósmica! Ao que parece, a Marvel está mesmo determinada a deixar o Quarteto Fantástico descansar em paz…

O que nos traz à imagem que abre este post, o line up da Marvel para 2015. Entre a dezena de heróis, com todos os que fazem parte do Universo Cinematográfico Marvel à frente, não há sinal do Quarteto Fantástico. Muito menos dos X-Men. Ao que parece, a empresa está jogando pesado com os personagens que ela não possui (ao menos por enquanto) os direitos cinematográficos, hoje com a Fox. Para comparar, só dar uma espiada no poster com seus heróis que a Marvel lançou em 2007…

… e em 2013…

… que ainda tinha o Quarteto e os mutantes em seu devido lugar.

Apesar da queda de braço (que os advogados devem suar a cada dia para resolver), este All New, All Different Marvel mostra um compromisso com diversidade e também com continuidade, já que a ideia não é apagar o que seus criadores tem traçado há mais de cinco décadas, e sim de apresentar personagens conhecidos sob uma nova luz: mais moderna e em sintonia com o mundo. Ainda há muito a ser revelado até o lançamento dos novos títulos (Axel Alonso já avisou que o novo Hulk será diferente de todas as encarnações anteriores, mesmo com Bruce Banner ainda em cena). Darei os updates quando a coisa ficar mais clara. Mas, se você é fã, pode comemorar. Ao menos a Marvel não pegou isso…

… e transformou nisso:

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Wolverine velho? Dois Homem-Aranha? Qual é a da novíssima Marvel? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Roberto Sadovski é jornalista e crítico de cinema. Por mais de uma década, comandou a revista sobre cinema "SET". Colaborou com a revista inglesa "Empire", além das nacionais "Playboy", "GQ", "Monet", "VIP", "BillBoard", "Lola" e "Contigo". Também dirigiu a redação da revista "Sexy" e escreveu o eBook "Cem Filmes Para Ver e Rever... Sempre".

Sobre o blog

Cinema, entretenimento, cultura pop e bom humor dão o tom deste blog, que traz lançamentos, entrevistas e notícias sob um ponto de vista muito particular.