Topo

Expectativa, realidade e meu ano no cinema

Roberto Sadovski

31/12/2015 18h11

É isso, 2015 só tem mais algumas horinhas, daí é só alegria. Mas enquanto você está aí, na praia, todo pimpão, eu estava passando o ano a limpo. o UOL Cinema, por sinal, fez uma retrospectiva lindona, corre lá e vê! Eu espero…

De volta? Bom, há uns doze meses eu fiz um preview em Nerdovski dos quinze filmes que eu estava mais a fim de ver em 2015 (você pode assistir inteirinho aqui). Agora, horas e dias e semanas e meses depois, como ficou a lista? Como a realidade escolheu me dar um afago ou um tapão? Rapidinho, entre gols e pauladas, o ano foi mais ou menos assim…

15. PONTE DOS ESPIÕES

A quarta colaboração de Steven Spielberg e Tom Hanks sequer tinha título quando estava em produção. O resultado, felizmente, foi um filmaço, um thriller da Guerra Fria sóbrio, elegante, tenso, de grandes interpretações. Bola dentro! (GOL!)

14. HACKER

Essa bola foríssima de Michael Mann leva exata uma hora e meia para engrenar, restando meia horinha onde a coisa funciona. Mas o drama é inerte, a direção é flácida e nem a fachada de astro de Chris Hemsworth salvou o desastre… (CONTRA….)

13. QUARTETO FANTÁSTICO

Eu esperava que Josh Trank criasse uma ficção científica esperta, modernizando os heróis da Marvel. Mas o desastre foi tão completo que sepultou a carreira de Trank e as chances de o Quarteto voltar aos cinemas tão cedo. (CONTRA….)

12. A TRAVESSIA

O filme de Robert Zemeckis é uma bela obra sobre arte, obsessão e como a linha entre ambos é tênue. No papel do equilibrista Phelippe Petit, Jopseph Gordon Levitt brilha… Mas é a execução, que nos leva ao topo do World Trade Center, que enche os olhos. (GOL!)

11. TOMORROWLAND

Brad Bird errou tão feio com seu novo filme que é difícil saber por onde começar. A promessa de um lugar que mal aparece no filme? A trama pessimista e cheia de furos? O relacionamento bizarro de George Clooney com uma garotinha de uns 12 anos? Brrr… (CONTRA….)

10. PIXELS

Tinha tudo, mesmo, para ser a aventura mais divertida da temporada. Em algum lugar no meio do caminho, porém, as peças se desencontraram. Nem a nostalgia dos videogames de outrora salvou um sorriso, resultando em um filme apenas ok. (CONTRA….)

9. PERDIDO EM MARTE

Humor foi o tempero para Ridley Scott voltar ao espaço com o pé direito. A adaptação do best seller de Andy Weir também trouxe uma interpretação acertada de Matt Damon em um filme empolgante e emocionante. (GOL!)

8. CHAPPIE

Depois de molhar o pé no lago dos blockbusters com Elysium (que não deu tão certo assim), Neill Blomkamp diminuiu a escala em seu Chappie. Imperfeito, o drama de ficção científica patina no tom mas acerta em seus protagonistas, humanos ou não. (NA TRAVE!)

7. SILENCE

Eis que Martin Scorsese não terminou seu filme para 2015! Mas de 2016 não passa! (…)

6. O EXTERMINADOR DO FUTURO: GÊNESIS

Eu tinha muita fé na volta de Schwarza como o Exterminador. Quebrei a cara. Quebramos. (CONTRA….)

5. 007 CONTRA SPECTRE

O círculo se completa com a encarnação de James Bond por Daniel Craig encontrando, com um sorriso irônico, o tom dos 007 de outrora. (GOL!)

4. COLINA ESCARLATE

A volta de Guillermo Del Toro ao terror gótico é um pastel de vento. Um pastel lindão, caprichado… mas oco, sem substância nem sabor. Colina Escarlate é a prova dolorosa que alguns cineastas só sobrevivem, e olhe lá, em sua zona de conforto. (CONTRA….)

3. VINGADORES: ERA DE ULTRON

A Marvel acertou. Mais uma vez. E firmou de vez sua fórmula de histórias seriadas no cinema. (GOL!)

2. STAR WARS: O DESPERTAR DA FORÇA

Acho lindo ver Star Wars na ponta da cultura pop mais uma vez, com uma força que não surgia (sem trocadilho) desde a trilogia original. (GOL!)

1. MAD MAX: ESTRADA DA FÚRIA

Olha que beleza! O filme que eu mais queria ver em 2015 também terminou sendo o melhor filme do ano! Que venha 2016! (GOL!)

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Expectativa, realidade e meu ano no cinema - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Roberto Sadovski é jornalista e crítico de cinema. Por mais de uma década, comandou a revista sobre cinema "SET". Colaborou com a revista inglesa "Empire", além das nacionais "Playboy", "GQ", "Monet", "VIP", "BillBoard", "Lola" e "Contigo". Também dirigiu a redação da revista "Sexy" e escreveu o eBook "Cem Filmes Para Ver e Rever... Sempre".

Sobre o blog

Cinema, entretenimento, cultura pop e bom humor dão o tom deste blog, que traz lançamentos, entrevistas e notícias sob um ponto de vista muito particular.