A Marvel apresenta uma África nunca antes vista no trailer de Pantera Negra
Roberto Sadovski
16/10/2017 12h24
A essa altura, parece brincadeira o quanto a Marvel dominou a arte de vender seus filmes. O segundo trailer de Pantera Negra é exatamente o que se espera de um produto do estúdio, ao mesmo tempo em que surge imprevisível e diferente: em resumo, é espetacular! Desde que se assumiu como uma produtora independente, antes mesmo de fazer parte do conglomerado Disney, a Marvel sabia equilibrar a apresentação de personagens para um público insuspeito, sem nunca deixar de lado o agrado aos fãs. E não é essa besteira de "fan service", dessa paranóia simplista de esquecer a história para xerocar imagens que leitores de quadrinhos (e só eles) poderiam reconhecer. A engrenagem é bem azeitada, e o resultado pode ser conferido nas ótimas bilheterias.
Veja também
- Vou queimar tudo! 5 detalhes para não perder no trailer de "Pantera Negra"
- "Pantera Negra" vai ser uma mistura de "O Poderoso Chefão" e James Bond
- Tiro, porrada e bomba: Pantera Negra encara rebeldes no 1º trailer do filme
A bola da vez é Pantera Negra. Como manda a cartilha das campanhas da Marvel, o que vemos é uma escalada, é um avanço de imagens depois do primeiro preview. Mesmo que ainda deixe a trama apenas sugerida, ele capricha pesado na ação e no esforço em mostrar o mundo de Wakanda, país regido por T'Challa (Chadwick Boseman), que assumiu o trono de sua pátria após a morte de seu pai em Capitão América: Guerra Civil. O que fica claro é que o filme gira em torno de uma disputa de poder: de um lado, o herdeiro natural ao trono; do outro, um pretendente violento e implacável, Erik Killmonger (Michael B. Jordan), que traz para seu lado o criminoso Ulisses Klaue (Andy Serkis), este entrando na briga por vingança. Na mistura entra intriga política, uma civilização reclusa e tecnologicamente avançada e mais um passo para a diversidade dentro do Universo Cinematográfico Marvel.
Essa diversidade, vale ressaltar, não se resume à ambientação diferente dos outros filmes do estúdio: ela é refletida em seu elenco e nos bastidores. O diretor Ryan Coogler (Creed) juntou um time poderoso de atores afro-descendentes, visto no cinema basicamente em comédias urbanas que raramente funciona fora de grandes cidades americanas. Além de Boseman e Jordan, Pantera Negra traz Forest Whitaker, Angela Basset, Danai Gurira e Lupita Nyong'o, além de Serkis e de Martin Freeman, também remanescente do elenco de Guerra Civil. Seguindo a cronologia da Marvel, o último trailer de Pantera Negra deve ser revelado pouco antes da estreia do filme, em fevereiro de 2018. É a cereja no topo do bolo: até lá, já estaremos convencidos que a passagem para Wakanda é o melhor dos investimentos.
Sobre o autor
Roberto Sadovski é jornalista e crítico de cinema. Por mais de uma década, comandou a revista sobre cinema "SET". Colaborou com a revista inglesa "Empire", além das nacionais "Playboy", "GQ", "Monet", "VIP", "BillBoard", "Lola" e "Contigo". Também dirigiu a redação da revista "Sexy" e escreveu o eBook "Cem Filmes Para Ver e Rever... Sempre".
Sobre o blog
Cinema, entretenimento, cultura pop e bom humor dão o tom deste blog, que traz lançamentos, entrevistas e notícias sob um ponto de vista muito particular.