Topo

Assistiu ao trailer de Arranha-Céu? Então nem precisa mais ver o filme

Roberto Sadovski

24/05/2018 01h23

Existe um clichê que diz que "os trailers mostram demais". É verdade, mas não é à toa: uma pesquisa divulgada anos atrás revelou que o público prefere saber tudo que puder sobre um filme antes de assistir. Em minha cabecinha, isso não faz o menor sentido, mas indústria é indústria. Com isso na mesa, eu tenho cá pra mim que o novo trailer de Arranha-Céu: Coragem Sem Limite, novo filme de ação com Dwayne Johnson, foi um pouco além. Primeiro, com pouco mais de 3 minutos, é uma prévia gigante. Segundo, ele não parece um trailer, e sim uma versão resumida do filme. Não pareceu um aperitivo, e sim uma refeição completa, mas no bandejão, de olho no relógio para voltar ao escritório. Dá uma espiada e a gente segue.

O que dá pra gente adivinhar daí? Johnson é um a) ex-agente do FBI que b) perdeu a perna em uma missão que deu xabu e c) conheceu sua mulher, uma médica, por conta dessa tragédia. Ele agora d) tem dois filhos e e) trabalha como consultor de segurança para edifícios gigantescos, como o prédio quase irreal onde o filme acontece. Com a família f) alocada na área residencial do lugar, Dwayne é g) apresentado à maravilha tecnológica que é o lugar. Mas ele arranca uma linha de diálogo direto de Jurassic Park e enfia um "Ninguém sabe o que pode acontecer se algo der errado". Terroristas entram no lugar e h) destroem seu centro de comando, Johnson avisa à sua mulher (Neve Campbell, bem vinda de volta!) que eles i) não podem descer, apenas subir, e trata de voltar ao prédio, agora isolado pela polícia, j) em uma sequência de ação muito bacana, saltando de um guindaste para o edifício já em chamas. Encontrado pelos terroristas, ele k) descobre que o lugar esconde algo mais valioso que dinheiro e l) entra no modo "super-herói", conduzindo sua família para fora do lugar condenado, ao mesmo tempo em que enfrenta os bandidos. Na conclusão, m) seus filhos aprendem uma lição valiosa sobre o significado da coragem e ele n) descobre que algum aliado não é quem parece ser.

LEIA TAMBÉM

Sério. Tudo isso está compactado no trailer, deixando de fora basicamente como The Rock vai se livrar do vilão (será que ele vai cair do prédio?). Mesmo calejado em ver trailers de todos os tipos e formas (e muitos eu comento aqui no blog), não deixa de ser impressionante a escolha do estúdio em escancarar sua narrativa de ponta a ponta em uma prévia de 3 minutinhos. Arranha-Céu, que tem direção de Rawson Marshall Thurber (responsável pelas comédias Com a Bola Toda, Família do Bagulho e Um Espião e Meio, onde ele trabalhou com Johnson), parece herdeiro legítimo de um tipo de filme de ação que o cinemão tem deixado meio de lado, com um sujeito comum arremessado em uma situação extraordinária – não que Dwayne Johnson seja "um sujeito comum", mas tá valendo. Bruce Willis, deu o start nessa coisa toda três décadas atrás com Duro de Matar, mas com um trailer que enfatizava o plot e a ação, mas não entregava a parada inteira. Arranha-Céu: Coragem Sem Limite estréia em 12 de julho, e a gente volta aqui pra conferir se o filme ainda reserva alguma surpresa. Mas eu não creio…

Sobre o autor

Roberto Sadovski é jornalista e crítico de cinema. Por mais de uma década, comandou a revista sobre cinema "SET". Colaborou com a revista inglesa "Empire", além das nacionais "Playboy", "GQ", "Monet", "VIP", "BillBoard", "Lola" e "Contigo". Também dirigiu a redação da revista "Sexy" e escreveu o eBook "Cem Filmes Para Ver e Rever... Sempre".

Sobre o blog

Cinema, entretenimento, cultura pop e bom humor dão o tom deste blog, que traz lançamentos, entrevistas e notícias sob um ponto de vista muito particular.