Topo

As férias chegaram? Então aproveite para curtir estes 7 filmes no cinema!

Roberto Sadovski

02/07/2018 02h51

No século passado, quando eu era levemente mais jovem e sabia o que eram "férias do meio do ano", a diversão no cinema tinha nome próprio: Os Trapalhões. Ainda bem que os millennials tem mais opções para passar um mês fora da escola e dentro do cinema do que Didi e cia. (não acredite em sua memória afetiva….). Não que a petizada deva gastar as horas preciosas sem aulas em uma sala escura, mas entre as brincadeiras no Sol (faz bem pra pele) e os momentos colados no smartphone (quem nunca….), arriscar um filminho com a turma, com a família e até com aquele tio esquisito que quer te mostrar Bergman (fuja dele!) pode ser um programão! Para ajudar, separei aqui sete filmes que dá pra encarar numa boa nos dias que antecedem a volta às aulas.

PARA OS MUITO PEQUENOS…

Quem tem filhos no comecinho da idade escolar não vai ao cinema pra pensar muito em plot, narrativa e essas coisas. A função do cinema, nesse caso, é manter a garotada entretida com risadas, muita cor, piadas bobinhas e personagens que depois podem ser colecionáveis num lanche feliz da vida. HOTEL TRANSILVÂNIA 3 – FÉRIAS MONSTRUOSAS (estreia em 12 de julho) é a terceira parte das aventuras de Drácula (voz original de Adam Sandler) e sua família em um mundo que agora aceita os monstros. Nada aqui é intenso ou complicado demais, só a turma aprontando as maiores confusões (viu o que eu fiz aqui??) num cruzeiro. É inofensivo, é esquecível e os pequenos com certeza vão adorar!

PARA VER EM FAMÍLIA…

Esse já estreou semana passada, mas OS INCRÍVEIS 2 terá pernas muito, muito longas pela frente. Como eu já comentei por aqui, não há nada muito original na nova aventura da família Pêra, com a Mulher Elástica voltando a entrar em ação, enquanto o Senhor Incrível fica em casa cuidando das crianças. Essa bem vinda inversão de papéis é mais um atrativo para levar a garotada, já que nada melhor que uma animação para toda a família em que uma das discussões termina sobre os novos modelos de unidade familiar. Sem falar que é um filme lindão, o design é um dos melhores que a Pixar já colocou em cena e a profusão de novos super-heróis não deixa a ação aliviar. Leve o vovô! Leve até o tio do Bergman….

PARA LEVAR UNS SUSTOS…

JURASSIC WORLD: REINO AMEAÇADO (já em cartaz) troca o deslumbre da aventura anterior por uma aventura mais claustrofóbica e assustadora, uma tentativa do diretor J.A. Bayona em trazer de volta o mesmo clima que Jurassic Park levou aos cinemas 25 anos atrás. Tudo bem que o novo filme, produzido por Colin Trevorrow, responsável pelo relançamento da série em 2015, e pelo próprio Steven Spielberg, se preocupe um pouco demais com as maquinações de empresários engravatados malvados quando podia estar mostrando os dinos em ação. Ainda assim, Reino Ameaçado é aquele filme que você precisa ver no cinema e em turma: gritando juntos, compartilhando a empolgação, vivendo uma experiência.

PARA RIR E SE EMPOLGAR…

A Marvel não erra, e isso é um fato até agora incontestável. Depois da paulada que foi Vingadores: Guerra Infinita, o programa com super-heróis das férias deixa aquela intensidade de lado para se concentrar na aventura e no bom humor. HOMEM-FORMIGA E A VESPA (estreia em 5 de julho) é uma comédia declarada, em que as gags não tão importantes quanto a narrativa para contar a história. Além disso, o filme de Peyton Reed traz um elenco ultra charmoso, e equilibra à perfeição os papéis da dupla central: enquanto Scott Lang (Paul Rudd) traz aquele jeitão de herói pro acaso, Hope Van Dyne (Evangeline Lilly) brilha como a Vespa, que termina sendo a verdadeira heroína da história. E você já sabe como funciona: não saia do cinema até as luzes se acenderem!

PARA QUEM JÁ CURTE UM CINEMINHA…

Se você já aproveita suas férias do colégio para colocar a cultura cinematográfica em dia (era exatamente o que eu fazia….), enriquecendo sua bagagem com clássicos em casa (De Volta Para o Futuro já é um clássico!) e buscando no cinema algo além de diversão ligeira, ILHA DOS CACHORROS (estreia em 19 de julho) tem seu nome inscrito em cada fotograma. O filme de Wes Anderson é uma animação em stop-motion em que um garoto enfrenta até o governo para recuperar seu cachorro, que pode estar numa ilha para onde todos os caninos foram banidos depois de uma "gripe de cachorros". A aventura é bonita e sofisticada, com os doguitos trocando ideias para ajudar o moleque (o elenco de vozes original traz Bryan Cranston, Edward Norton, Bill Murray e Jeff Goldblum, entre outros gênios) e criando um filme de visual único, de emoções genuínas e de beleza ímpar.

PARA QUEM OUVE O TIO (não o do Bergman) REPETIR QUE DURO DE MATAR É SENSACIONAL…

Semana que vem Duro de Matar completa três décadas (pode esperar textão por aqui!), o que significa uma geração inteira de astros tentando reproduzir a mágica que Bruce Willis ajudou a criar quando foi o protagonista do melhor filme de ação da história. Agora é a vez de Dwayne Johnson tentar garfar essa coroa – e olhe que estamos falando do sujeito que ajudou a transformar Velozes & Furiosos em um fenômeno do gênero. ARRANHA-CÉU – CORAGEM SEM LIMITE (estreia em 12 de julho) caminha em terreno familiar (o trailer praticamente contou o filme todo), mas promete caprichar não apenas nas cenas mais eletrizantes como também em uma história sobre uma família em perigo para humanizar a coisa toda – exatamente como Willis e o diretor John McTiernan fizeram em 1988. Minha aposta? Vai ser uma bobagem – mas uma bobagem pra ver com a turma, litros de refrigerante e baldes de pipoca.

PARA FECHAR AS FÉRIAS…

As aulas já começam semana que vem, você já brincou com a turma, já passou uns dias no sítio da vó, já aproveitou o tempo livre com sua família e já encarou todos os filmes legais em cartaz nos cinemas. Tom Cruise chega no fim do mês para encerrar as férias com MISSÃO: IMPOSSÍVEL – EFEITO FALLOUT (estreia em 26 de julho), que é exatamente o tipo de aventura que só funciona no cinema, com telão, sonzão e aquela imersão total na nova aventura do espião internacional Ethan Hunt, tentando proteger o mundo de outra catástrofe explosiva. Não é para a criançada muito pequena, mas para os adolescentes que já encaram um cinema mais intenso e acelerado. E se você acha que Cruise é um tiozão que devia deixar o gênero para uma nova geração, saiba que ele ainda insiste em fazer todas as cenas perigosas sem dublês! E quem mais consegue deixar Henry Cavill, o próprio Superman, de queixo caído no set de filmagem?

Sobre o autor

Roberto Sadovski é jornalista e crítico de cinema. Por mais de uma década, comandou a revista sobre cinema "SET". Colaborou com a revista inglesa "Empire", além das nacionais "Playboy", "GQ", "Monet", "VIP", "BillBoard", "Lola" e "Contigo". Também dirigiu a redação da revista "Sexy" e escreveu o eBook "Cem Filmes Para Ver e Rever... Sempre".

Sobre o blog

Cinema, entretenimento, cultura pop e bom humor dão o tom deste blog, que traz lançamentos, entrevistas e notícias sob um ponto de vista muito particular.